Trump pode alcançar número de indicações na semana que vem, em 12 de março e Joe Biden, em 19 de março
Os resultados da Superterça, finalisados na manhã desta quarta (6), deixaram o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden (Partido Democrata) e o ex-presidente Donald Trump (Partido Republicano) muito perto de confirmar suas respectivas candidaturas à Presidência dos Estados Unidos nas eleições de novembro.
Ambos venceram a grande maioria das prévias dos seus partidos, segundo projeções da Associated Press, depois da data considerada a mais importante para as prévias eleitorais norte-americanas.
Historicamente, o dia costuma ser decisivo tanto para o Partido Republicano quando para o Democrata —mas importa mais a sigla que está na oposição: desta vez, os republicanos.
Biden e Trump varreram os Estados Unidos de costa a costa e praticamente asseguraram a reedição da disputa de 2020, vencida pelo democrata.
A confirmação se dará provavelmente nas próximas duas semanas, quando ambos alcançarão o número de delegados mínimo para as respectivas indicações.
Resultado no Partido Republicano:
- Donald Trump: vitória em 14 dos 15 estados (Alabama, Alasca, Arkansas, Califórnia, Colorado, Maine, Massachusetts, Minnesota, Carolina do Norte, Oklahoma, Tennessee, Texas, Utah e Virgínia)
- Nikki Haley: vitória em um estado (Vermont)
Resultado no Partido Democrata
- Joe Biden: vitória em 15 dos 16 estados (Alabama, Arkansas, Califórnia, Colorado, Maine, Massachusetts, Minnesota, Oklahoma, Tennessee, Texas, Utah, Virgínia, Vermont, Carolina do Norte e Iowa)
- Jason Palmer, um candidato nanico, venceu na Samoa Americana
Os dois candidatos já anteciparam a campanha trocando acusações.
Em discurso em Mar-a-Lago, na Flórida, Trump chamou Biden de “pior presidente da história”. Biden disse que uma eventual volta de Trump à Casa Branca seria um retrocesso.