Toriyama foi um dos maiores criadores do gênero e marcou gerações com a história de Goku
O criador do anime Dragon Ball, Akira Toriyama, morreu aos 68 anos no dia 1º de março, mas a informação só foi divulgada na madrugada desta sexta-feira (8).
O site Dragon Ball, que se tornou uma franquia mundial em nota, afirmou que a morte de Toriyama foi provocada por um hematoma subdural, que é quando acontece um acúmulo de sangue entre o cérebro e o crânio.
Toriyama já teria sido inclusive enterrado e o funeral dele foi reservado apenas para a família.
“Lamentamos profundamente que ele ainda tivesse vários trabalhos em andamento com grande entusiasmo. Além disso, ele teria muito mais a realizar”, diz a nota.
“Ele deixou muitos títulos de mangá e obras de arte para este mundo. Graças ao apoio de tantas pessoas ao redor do mundo, ele pôde continuar suas atividades criativas por mais de 45 anos. Esperamos que o mundo único de criação de Akira Toriyama continue a ser amado por todos por muito tempo”, diz o site.
Além de Dragon Ball, Toriyama foi criador de vários outros mangás. Na lista está Dr. Slump (1980), Cowa! (1998), Kajika (1999), Sand Land (2000) e Neko Majin (2000).
Ainda criança, Akira Toriyama começou a se interessar pelos mangás. Em entrevista ao site Stormpages, ele afirmou que sempre gostou de desenhar e que seus colegas de escola foram os primeiros leitores de suas histórias.
“Quando eu era pequeno, não tínhamos tantas formas de entretenimento como hoje, então todos nós desenhávamos. Na escola primária, todos desenhávamos mangás ou personagens animados e os mostrávamos uns aos outros.”
Akira Toriyama nasceu em 1955 e lançou seu primeiro mangá profissional no fim da década de 1970. Isso aconteceu após uma das principais editoras de mangás do Japão ver o trabalho do artista em um concurso de novos talentos.
Dr. Slump foi o primeiro sucesso global, na década de 1980. O mangá conta a história de uma jovem androide que tinha superpoderes.
Dragon Ball apareceu pela primeira vez em 1984 na revista Weekly Shonen Jump. A série conta a história de um garotinho chamado Son Goku, que tem rabo de macaco e se junta aos amigos em uma busca pelas esferas do dragão.
“Dragon Ball Z” foi uma das sequências mais bem-sucedidas da saga. Adaptado para a televisão, o desenho animado foi transmitido em mais de 80 países.
Em 2001, Dragon Ball Z se tornou a atração mais assistida do canal norte-americano Cartoon Network, voltado para a transmissão de desenhos animados. O termo “dragonball” também chegou a ser um dos mais buscados na internet.
O fenômeno “Dragon Ball” criou uma geração de crianças e jovens apaixonados por mangás ao redor do mundo. De lá para cá, foram produzidos mais de 20 filmes da franquia e 50 videogames baseados nos personagens criados por Toriyama.
“Ainda me pergunto por que a história ficou tão popular,” disse o criador em entrevista para a revista Shounen Weekly, em 2018. “Realmente não faz sentido para mim.
Em 2015, o personagem ganhou oficialmente seu próprio dia, que é comemorado em 9 de maio, o “Dia de Goku”. O dia da comemoração não é aleatório, e tem a ver com a pronúncia dos números no Japão, 5, pronunciado como “Go” e 9 como “Ku”, que juntando se tornam “Goku” – formando o mês de maio e o dia nove.
No Japão, a grande dubladora por trás da voz de Goku é Masako Nozawa. Ela é uma das principais – e mais renomadas – dubladoras do país, e é a voz do personagem desde seus primórdios, quando ele ganhou seu primeiro anime em 1986.
A frase “Oi eu sou Goku” surgiu de uma brincadeira
A frase “Oi eu sou Goku” se tornou um dos símbolos de Dragon Ball, mas nem sempre foi assim, pois ela não fazia parte do script original do anime. Ela surgiu como uma brincadeira realizada por Masako Nozawa, que sempre a dizia quando ia iniciar seus trabalhos de dublagem.
Seu nome verdadeiro é inspirado em um vegetal
Apesar de ser conhecido como Goku, o nome de batismo que foi dado ao personagem após nascer é Kakarotto – sendo chamado assim apenas por Vegeta. A palavra Kakarotto vem do inglês “carrot” (cenoura).
Goku e Vegeta se tornaram grandes rivais desde que o príncipe dos saiyajins apareceu em Dragon Ball Z, e apesar de Goku ter se mostrado superior, estando sempre um passo à frente de seu rival, ele nunca derrotou Vegeta em nenhuma das duas grandes lutas que já tiveram.