Primeira etapa do projeto Drenar é executada desse o estádio Mané Garrincha até o lago Paranoá passando debaixo das quadras iniciais da Asa Norte
O maior projeto de escoamento do Distrito Federal, o Drenar DF chegou à marca de 5 km de túneis escavados, sendo que 2,1 km já estão concretados, segundo informou o GDF, nesta sexta-feira (8).
Os tuneis horizontais escoarão as águas das chuvas desde o estádio Mané Garrincha até uma bacia de detenção próxima ao Iate Clube, de onde serão despejadas no lago Paranoá.
Também estão sendo escavados os poços de visita aos túneis, que são estruturas verticais para dar acesso aos túneis. Atualmente, 74 dos 105 poços estão prontos, somando 896 metros escavados e 61,9 metros concretados.
As passagens de águas pluviais subterrâneas estão sendo construídas na Asa Norte pela Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), com investimento de R$ 180 milhões.
A obra foi autorizada pela então governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP) em janeiro de 2023.
O projeto Drenar DF pretende resolver o problema histórico de alagamentos e enxurradas no Plano Piloto causados durante períodos críticos de chuvas. O projeto construirá uma ampla rede de drenagem pluvial complementar ao sistema já existente.
A primeira etapa da rede terá 7,6 km de extensão e começa na altura do estádio de futebol Mané Garrincha e vai até o Lago Paranoá, seguindo em paralelo às quadras 902 (perto do Colégio Militar), 702, 302, 102, 202 e 402, cruzando a W3 Norte e o Eixo Rodoviário Norte (Eixão), além da via L2 Norte, chegando à L4 Norte.
O novo sistema inclui a construção de 274 bocas de lobo que escoarão as águas das vias para os túneis.