Lula gastou milhões impulsionando propaganda em redes sociais estrangeiras, incluindo ataques à adversários políticos em ano eleitoral

Levantamento feito pela Folha de São Paulo mostra quanto dinheiro é usado para impulsionar propagandas do governo petista no Facebook, Instagram, Twitter e em blogs aliados e óbvio, na Globo

Um levantamento feito pelo jornal Folha de São Paulo, que traz os números do dinheiro público gasto com a publicidade do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mostra também números que deveriam ser analisados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e por economistas.

A publicidade do Brasil despejou nada menos que R$ 33,2 milhões de reais para o bolso de empresas estrangeiras, as famosas redes sociais.

Lula deu de lambuja para Marck Zuckerberg, R$ 13,4 milhões. Dinheiro que vai para as contas nos EUA.

Já Elon Musk levou para fora do Brasil a bagatela de R$ 3,8 milhões pagos por Lula para impulsionar até ataques a adversários políticos. Isso mesmo, os canais oficiais pagos com dinheiro público ironizaram uma operação da Polícia Federal (PF) contra o vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro (Republicanos), para citar uma delas, ocorridas em janeiro de 2024, neste ano, ano eleitoral.

A verba para comunicação institucional e campanhas de publicidades do governo disparou no atual governo Lula, passando de cerca de R$ 815 milhões, em 2023, para R$ 1,45 bilhão neste ano.

Blogs que repetem muitas inverdades de Lula nadaram no dinheiro público recebendo para isso, dinheiro público em forma de anúncios.

Em 2023, as verbas de publicidade federal do governo Lula foi:

  • Brasil 247
    R$ 697,4 mil
  • Portal Fórum
    R$ 343,6 mil
  • Diário do Centro do Mundo
    R$ 222,4 mil

O disseminador de informações de interesses de Lula e seus asseclas, o 247 portanto, superou os valores recebidos pelos gigantes do jornalismo  Estadão (593,1 mil reais) e até pela Folha (648,9 mil reais), que divulgou nesta quarta-feira, 13, a lista dos que mais ganharam na gestão do petista Paulo Pimenta na Secretaria de Comunicação Social (Secom).

O 247 é assim: o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) chegou a condenar o site Brasil 247 e seu representante, o jornalista Leonardo Attuch, ao pagamento de danos morais de R$ 40 mil para o ex-redator-chefe da revista Veja Mário Sabino, em razão da publicação de notícias falsas e críticas ao seu trabalho.

Mas como Lula e seus aliados, como Sérgio Cabral por exemplo, sempre ganham nas cortes superiores, o STJ anulou a decisão em 2021 e liberou o 247 de qualquer punição.

De acordo com Mário Sabino, o site Brasil 247, em várias matérias, extrapolou o exercício do jornalismo crítico, divulgando informações inverídicas sobre sua carreira e promovendo difamação contra ele.

Mas voltando a dinheirama que vai para publicidade de Lula, a Globo, tida no meio jornalístico como chapa branca, uma espécie assessoria defensora aguerrida de Lula, lidera o ranking dos veículos, com 118,4 milhões de reais. Mais que o dobro que o segundo e o terceiro no ranking juntos.

Os dois programas da Globo que mais receberam verba do governo Lula são da emissora: Jornal Nacional (24 milhões de reais) e Fantástico (11,7 milhões de reais).

Record vem em segundo, com 33,8 milhões de reais, sendo 10,6 milhões de reais no Jornal da Record.

Jovem Pan, que faturou 18,8 milhões de reais com o governo Bolsonaro, dessa vez ficou de fora. Isso mesmo. Zero e você deve imaginar porque.

Quem mais faturou dinheiro da propaganda de Lula?

Estes são os 15 maiores contratos:

  • Globo – R$ 118,4 milhões
  • Record – R$ 33,8 milhões
  • SBT – R$ 22,5 milhões
  • Meta (Facebook/Instagram) – R$ 13,4 milhões
  • Band – R$ 11,5 milhões
  • Eletromídia (Mídia out of home: metrôs, aeroportos, outdoors digitais etc.) R$8,2 milhões
  • Tik Tok – R$ 5,6 milhões
  • JCDecaux – (Banner em metrôs, aeroportos, outdoors digitais etc.)
    R$ 5,5 milhões
  • Google – R$ 4,3 milhões
  • X (antigo Twitter) – R$ 3,8 milhões
  • Kwai – R$ 3,3 milhões
  • UOL – R$ 2,8 milhões

Lula gastou além do dinheiro da secom com publicidade?

“Os dados são do portal da Secom da Presidência, que mostra inserções publicitárias já autorizadas e realizadas em campanhas da própria pasta e de ministérios, mas não soma a verba de bancos públicos e estatais, como a Petrobras, explica a Folha.

Petrobras por exemplo, gastou R$ 90,1 milhões com campanhas publicitárias veiculadas em canais da televisão aberta e fechada no primeiro ano do governo Lula. Foi um aumento de 59,75% em relação a 2022 e caracterizou a segunda maior quantia investida pela estatal desde 2017.

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