Fabrica pediu para que as companhias aéreas revisem o botão do banco no próximo ciclo de manutenção
Uma comissária de bordo esbarrando na cadeira do piloto teria sido o motivo para o incidente com o avião da Latam que perdeu altitude bruscamente deixando feridos.
A culpa então, não seria de turbulência, nem d e uma falha mecânica ou dos pilotos. Um boato especulativo foi publicado nesta sexta-feira (15) pelo The Wall Street Journal especulando que um botão tenha sido o pivô do incidente que deixou 13 pessoas feridas no hospital e cerca de 50 atendimentos por primeiros socorros.
De acordo com The Wall Street Journal, as informações preliminares da investigação do incidente indicariam que a comissária esbarrou em um botão do assento do piloto enquanto servia a refeição na cabine. O piloto então teria sido empurrado para a frente e acabou acionando os controles que lançaram o nariz do avião para baixo.
Como medida de precaução, a Boeing pediu a todas as operadoras do modelo 787 Dreamliner, o envolvido no incidente, para que inspecionem os botões de assento da cabine dos pilotos.
Especialistas, no entanto, apontam que o mau uso do botão não explicaria, sozinho, um incidente a bordo, e que ainda haveria lacunas a serem preenchidas pela investigação.
Esse botão é exclusivo do modelo Boeing 787, que fazia o voo LA800 entre Sydney e Santiago do Chile, com escala em Auckland, na Nova Zelândia. O incidente ocorreu ainda no primeiro trecho da viagem.
Mas por que esse botão no banco do piloto do boing 787 existe?
Existem dois botões que fazem o assento dos pilotos correr de forma longitudinal na cabine. Um deles fica na lateral do banco. O outro, exclusivo do Boeing 787, o mais moderno avião de corredor duplo da fabricante, fica na parte de trás. Ele foi instalado para facilitar a entrada do piloto. O assento fica recolhido quando o avião não está em uso, e o piloto precisa ficar muito próximo de todos os instrumentos quando opera a aeronave.
É possível acionar o botão no banco do piloto do boing em pleno voo?
Como um piloto pode se ausentar da cabine no meio do voo, desde que seu colega esteja no comando da aeronave, é possível que ele seja acionado durante o voo de cruzeiro.
Esse botão do assento do boing pode comandar o banco em movimentos totalmente pra frente ou totalmente pra trás e para os lados. O botão se sobrepõe a algumas regras de segurança que têm no assento.
Há uma tampa de proteção para evitar que ele seja acionado de forma não intencional. Além disso, a regra é que o mecanismo não seja acionado quando o piloto estiver sentado, mas palpiteiros da Internet dizem que se esse botão fosse acionado por alguém entrando na cabine, ele poderia jogar o piloto para a frente.
Outro “especialista em conquistar seguidores apaixonados por aviões diz que quando o piloto automático está em funcionamento durante um voo de cruzeiro, e o botão fosse pressionado com comando forte o suficiente, o piloto automático desligaria.
Ou seja, seria preciso uma força adicional sobre o manche para que ele saísse do piloto automático e o nariz do avião fosse jogado pra baixo, causando uma perda de altitude repentina.
O que ainda falta ser explicado?
Tudo. Nada disso é oficial e trata-se apenas de especulação sobre o real motivo que poderia ter matado centenas de passageiros do voo da Latam.
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