Mundial de ciclismo paralímpico começa nesta quarta, no Rio de Janeiro

Velódromo do Rio de Janeiro recebe pela segunda vez o Mundial de Paraciclismo de Pista

O Mundial de ciclismo paralímpico de pista, última competição classificatória para os Jogos de Paris, começa nesta quarta-feira (20), no Velódromo do Rio de Janeiro.

A competição reúne 287 atletas de 39 países, considerados os melhores do mundo em cada classe. As principais potências na modalidade são Grã-Bretanha, Holanda, Austrália e China.

Atleta Lauro Charman em pista de alta velocidade

Segundo o treinador dos ciclistas paraolimpicos da delegação brasileira e professor de educação física, Cláudio Civatti, a expectativa é de sucesso, já que esta é a maior delegação que Brasil ja levou para essa competição internacional.

Civatti espera um bom resultado com atletas como Lauro Charman que levou um ouro no último campeonato mundial de paraciclismo.

Podemos até não levar muitas vitórias, mas nossos atletas estão extremamente preparados e motivados pata enfrentar as feras internacionais aqui no velódromo do Rio de Janeiro e com muito boas expectativas reais“, Explicou o treinador que é radicado em Brasília, desde a adolescência.

A delegação brasileira conta com 25 atletas, entre eles está Lauro Charman, número 2 no ranking mundial na classe C5. Medalhista na Rio 2016 e campeão mundial em 2018, o ciclista paulista enfileirou pódios no ano passado: foi ouro na perseguição individual e bronze no contrarrelógio nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago (Chile), e faturou o tricampeonato da Copa Mundo de estrada, nos Estados Unidos.

Treinador de ciclistas da seleção brasileira paraolímpica, Cláudio Civatti está otimista com o desempenho dos atletas

O encontro no Rio será uma oportunidade de avaliar todo o campo internacional neste ano paraolímpico em que as provas de paraciclismo nos Jogos de Paris 2024, na França, acontecerão de 29 de agosto a 1º de setembro .

MAIS UM ANO DE DESTAQUES

Depois do enorme sucesso do Campeonato Mundial de Ciclismo UCI de 2023 – onde as provas de pista e de paraciclismo aconteceram lado a lado no Velódromo Sir Chris Hoy em Glasgow, Escócia (Reino Unido) -, 2024 é mais um ano importante para os atletas.

Muitos dos que também competem na estrada também viajam para as diferentes etapas da Copa do Mundo de Paraciclismo de Estrada da UCI 2024, que começou nesta temporada em Adelaide, na Austrália, onde o país anfitrião mostrou sua força . A Austrália estará presente no Rio com vários campeões mundiais da UCI e atuais campeões paraolímpicos e medalhistas.

Carlos Alberto Gomes Soares está mais uma vez representando o Brasil na competição

O Goiânia de Anápolis, Carlos Alberto Gomes Soares, número nove do mundo C1 na limitação físico-motora. Entre seus adversários estarão os atuais líderes no ranking, os hineses Weicong Liang e Zhangyu Li.

A disputa também promete ser acirrada na classe Tandem (pessoas com deficiência visual). Entre as representantes brasileiras estão Bianca Canovas Garcia – detentora de um ouro e dois bronze no Parapan de Santiago –, eleita a atleta do ano no Prêmio Paralímpicos de 2023; e Márcia Ribeiro Gonçalves Fanhani.  

A classe Tandem reúne oito das dez primeiras colocadas no ranking. A líder é a britânica Sophie Unwin, que defenderá lutará por três títulos: contrarrelógio, velocidade e perseguição individual. Na sequência estão as malaias Nur Suraiya Muhammad Zamri (2ª colocada) e Nur Azlia Syafinaz Mohd Zais (3ª), a australiana Jessica Gallagher (4ª), a britânica Elizabeth Jordan (5ª), a norte-americana Hannah Chadwick (6ª), a britânica Lora Fachie (7ª) e a irlandesa Katie-George Dunlevy (9ª).

Esta é a segunda vez que o Brasil recebe o Mundial – o país também sediou a edição do evento em 2018.

A partir desta quarta-feira, as estrelas da modalidade retornam ao Velódromo em busca das medalhas da mais importante competição do calendário e dos últimos pontos necessários para carimbar o passaporte aos Jogos Paralímpicos de 2024.

O Velódromo está localizado no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade (Avenida Embaixador Abelardo Bueno, 3.401). É possível chegar de carro, ônibus ou BRT (a estação Parque Olímpico é a mais próxima, mas também é possível caminhar desde a estação Rio 2). As provas ocorrem de 9 às 19h30 de quarta a sexta-feira e de 9h às 21h no sábado e domingo. A entrada é gratuita.

Segundo a Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), também é possível acompanhar o Mundial pela TV ou pela internet. O canal pago LMC+ (548 na Claro TV e 612 na Vivo TV) transmite as provas de 16h30 às 20h no dia 20, de 15h30 às 19h no dia 21, de 15h às 18h30 no dia 22, de 17h30 às 21h no dia 23 e de 16h30 às 20h no dia 24.

No canal do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) no YouTube, a transmissão é de 10h às 19h nos dias 20, 21 e 22, de 10h às 19h30 no dia 23 e de 10h às 22h no dia 24.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *