Aliados do pré-candidato prometem dar apoio ao advogado que já atuou no Planalto Central, com diversos parlamentares e governos. Advogado acostumado com os corredores do Congresso Nacional poderá concorrer à prefeitura de Jacaraú
As informações que chegaram aos corredores palacianos em Brasília, sobre a eminente candidatura do advogado Carlos Lira a prefeito de Jacaraú, na Paraíba, nas próximas eleições, agradaram políticos e parlamentares que circulam pela capital do País.
Lira deve receber apoio de partidos aliados para concorrer ao comando da prefeitura. “Experiência administrativa e política, Lira tem. Então, vamos trabalhar nos bastidores, mas torcendo para que ele faça uma boa administração na prefeitura do município, assim como fez aqui em Brasília, onde foi fundamental em diversos episódios marcantes da política nacional“, disse o também consultor parlamentar, jornalista Roberto Silva.
E de fato, Carlos Lira desempenhou papéis-chave em diversos cargos públicos, destacando-se como ex-Secretário de Estado durante o governo de Cássio Cunha Lima, na Secretaria de Ação Governamental.
Lira também tem experiência com gestão municipal, que é o que interessa aos eleitores de Jacaraú. O advogado foi chefe da Procuradoria Jurídica da Prefeitura Municipal de Jacaraú na gestão da prefeita Cristina, bem como em Rio Tinto, na gestão da prefeita Vânia Lisboa. Além disso, foi Chefe de Gabinete em Jacaraú durante a administração de Danda Ribeiro, e exerceu a advocacia na Câmara Municipal de Mataraca e Curral de Cima, entre outros cargos relevantes.
Lira adquiriu experiência em gestão pública para além das fronteiras estaduais, com destaque para sua atuação como Advogado do Deputado Federal Philemon Rodrigues, coordenando com sucesso sua campanha para o cargo. Sua experiência também se estende a Brasília, onde assessorou os Deputados Federais paraibanos Joacil de Brito Pereira e José Luiz Clerot, assim como o Deputado Federal Manoel Moreira, do Estado de São Paulo, e no Senado, o Senador Raimundo Parentes, do Amazonas. Lira foi ainda representante do Governo de São Paulo na Capital Federal durante as gestões dos Governadores Orestes Quércia e Antônio Fleury Filho.
No âmbito estadual, Carlos Lira acumulou experiência na Assembleia Legislativa da Paraíba, e na Câmara dos Vereadores de João Pessoa.
Seu currículo inclui também o papel de advogado da Defensoria Pública do Estado da Paraíba e juiz conciliador no Tribunal de Justiça, atuando na Comarca de Mamanguape durante a gestão do Presidente do Tribunal de Justiça, então Desembargador José Martinho Lisboa.
Carlos Lira idealizou a criação da Universidade Federal da Paraíba, Campus IV, situado em Rio Tinto e Mamanguape. Sua proposta, lançada em um evento no Rotary Clube Mamanguape, envolveu 13 prefeitos da Região do Vale do Mamanguape, o então Deputado Estadual Ariano Fernandes, e o Deputado Federal Philemon Rodrigues. A ideia foi aprovada e apresentada ao Governador Cássio Cunha Lima, em audiência coordenada por Lira, resultando na instalação da universidade nos locais por ele propostos.
Carlos Lira, que também é Professor de Língua e Literatura Portuguesa e Latim, afirma que está pronto para transformar Jacaraú. “É possível fazer melhorias significativas nas áreas de segurança, saúde, infraestrutura e, sobretudo, na educação de Jacaraú e sei o caminho a percorrer para que isso acontece nos próximos anos”, destacou pré-candidato a prefeito.
O advogado pretende trazer uma Universidade Estadual e um Instituto Federal (IFPB) para a cidade, além de resolver o problema crônico de abastecimento de água potável nos distritos, como Timbó, onde a situação é preocupante.
Carlos Lira acredita que este é o momento oportuno para impulsionar Jacaraú rumo ao progresso.