STJ decide que Robinho deve cumprir pena recebida por estupro na Itália, em presídio no Brasil

Ministros entenderam ser constitucional que jogador cumpra condenação aplicada pela justiça italiana, aqui no país

Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que o ex-jogador de futebol Robinho deve cumprir a pena a que foi condenado na Itália, no Brasil.

O STJ determinou que Robinho deve cumprir a pena imediatamente. Ele foi condenado na Itália a 9 anos de prisão por estupro.

Apesar da derrota acachapante por 9 votos a 2, a defesa de Robinho afirmou que vai recorrer ao próprio STJ e se perder novamente, irá ao Supremo Tribunal Federal (STF).

A defesa também disse que vai pedir para ele aguardar a resposta aos recursos em liberdade. A execução da prisão imediata caberá às autoridades de Santos, onde Robinho está.

A Constituição brasileira impede a extradição de brasileiros natos para cumprimento de penas no exterior. Como Robinho está no Brasil, a Itália requereu que ele seja preso aqui.

Robinho foi condenado em três instâncias da Justiça italiana pelo estupro em grupo de uma mulher albanesa. A decisão definitiva, da 3ª Seção Penal do Supremo Tribunal de Cassação, em Roma, é de janeiro de 2022, quando o atleta já tinha retornado ao Brasil.

o Ministério da Justiça da Itália enviou pedido de extradição de Robinho, que foi negado pelo Governo – o país não extradita seus cidadãos naturais. Na sequência, os italianos acionaram o STJ para que a sentença fosse homologada para surtir efeitos no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *