Gabigol ficará 2 anos proibido de jogar em suspensão por tentativa de fraude em antidoping

Atleta só poderá voltar aos gramados oficialmente em 8 de abril de 2025, mas ainda cabe recurso à Corte Arbitral do Esporte

O jogador de futebol do Flamengo, Gabigol foi suspenso por dois anos por ter sido condenado por uma fraude em um exame antidoping.

O julgamento de Gabigol começou na semana passada e terminou nesta segunda-feira (25) no Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD).

A sessão que bateu o martelo para suspender Gabigol durou pouco mais de duas horas, hoje.

Gabigol foi acusado por infração ao artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem, que se refere a “fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle”. O código prevê suspensão de até quatro anos em caso de condenação. Mas o jogador pegou dois anos por previsão de redução de pena em casos de “comprovação de circunstâncias excepcionais”.

Qual acusação contra Gabigol?

Gabigol foi acusado de dificultar a realização do antidoping, mesmo tendo feito o exame e testado negativo.

Ele foi denunciado pelos oficiais de coleta se encaixa como tendo feito “fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle” e, por isso, o atacante respondeu pelo artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem.

Os oficiais relataram um demora do atacante para a realização do exame e o não cumprimento das instruções. No dia do exame, todos jogadores do Flamengo fizeram o exame antes do treino das 10h. O caso aconteceu no dia 8 de abril de 2023 no Ninho do Urubu.

Segundo os coletados, Gabigol não se dirigiu a eles antes do treino, depois da atividade os ignorou e foi almoçar, tratou a equipe com desrespeito, não seguiu os procedimentos indicados, pegou o vaso coletor sem avisar a ninguém, irritou-se ao ver que o oficial o acompanhou até o banheiro para a coleta e, ao fim, entregou o vaso aberto, contrariando orientação recebida.

Porque os jogadores fizeram este exame, neste dia?

O exame de doping surpresa é realizado pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) sem aviso prévio nos centros de treinamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *