Celina Leão autoriza atualização de regras de transporte e diz que governo vai ouvir passageiros, motoristas e pedestres

Treze Municípios do Entorno entrarão em atualização do Plano Diretor Diretor de Transportes do DF

A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão assinou nesta terça-feira (9), a autorização para o Plano Diretor de Transporte Urbano do DF (PDTU) ser atualizado.

Com o novo PDTU, o Governo do Distrito Federal (GDF) busca atender as necessidades da população em relação ao transporte público e a mobilidade da capital como um todo.

Além do Distrito Federal, doze municípios da Região Metropolitana do Entorno serão objeto do estudo.

Governo do Distrito Federal (GDF) busca atender as necessidades da população em relação ao transporte público e a mobilidade da capital como um todo.

Segundo Celina Leão, “O usuário tem muito para falar, e a gente precisa ouvi-lo”, disse durante a cerimônia de assinatura.

O PDTU é um instrumento de planejamento que define as diretrizes e estratégias para a gestão dos transportes urbanos e proposta de gestão compartilhada com os municípios do Entorno. Com essa configuração, é essencial que seja bem trabalhado e atenda as demandas da população.

O estudo, com investimento de R$ 7,8 milhões, será conduzido em parceria com o Laboratório de Transportes e Logística (LabTrans) da Universidade Federal de Santa Catarina, e previsão de conclusão para 2025. Seu escopo abrangerá a mobilidade urbana na Região Integrada do Entorno do DF (Ride) ao longo dos próximos 15 anos, afetando uma população de 3,1 milhões de habitantes.

Celina Leão assinou autorização para atualização do Plano Diretor de Transporte Urbano do DF

Celina Leão lembrou que o GDF tem feito as obras viárias previstas no último Plano Diretor e reforçou que a capital cresceu, se tornou uma grande metrópole e deixou de ser apenas uma cidade administrativa. Além disso, ela pontuou que quem usa o transporte público deve ser o ponto central da pesquisa. 

Segundo a vice-governadora, “precisamos entender onde precisamos melhorar. Esse é um grande passo que damos hoje com esse mapeamento e essa pesquisa.”

Os pesquisadores do LabTrans vão levantar as condições reais de prestação dos serviços de transporte coletivo, bem como os dados para projeção de cenários futuros a serem desenvolvidos em até 15 anos. Diante dessas informações, a empresa apresentará um diagnóstico da mobilidade urbana no DF e no Entorno, com alternativas para problemas e projeções de demanda.

Municípios Incluídos na Atualização do PDTU:

Águas Lindas de Goiás-GO;
Alexânia-GO;
Cabeceira Grande-MG;
Cidade Ocidental-GO;
Cristalina-GO;
Cocalzinho de Goiás-GO;
Formosa-GO;
Luziânia-GO;
Novo Gama-GO;
Padre Bernardo-GO;
Planaltina-GO;
Santo Antônio do Descoberto-GO; e
Valparaíso de Goiás-GO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *