Objeto Voador Não Identificado foi registrado pela câmera da Lunar Reconnaissance Orbiter, que captura fotos em alta resolução
A agência espacial americana (Nasa) detectou um óvni em forma de prancha de surf próximo à superfície da Lua. O objeto foi avistado por meio do Lunar Reconnaissance Orbiter Camera (LROC), um sistema de três câmeras montadas na Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) que capturam fotos em alta resolução da superfície lunar.
As fotos mostram o que foi descrito, em um primeiro momento, como um “objeto longo, estreito e aparentemente plano”, gerando uma série de especulações sobre o que de fato seria a peça.
Quando alguns já especulavam que a Nasa finalmente havia capturado registros de alienígenas pela primeira vez, o que foi capturad, na verdade, foi o Danuri, o orbitador lunar coreano, que voava a poucos quilômetros de distância do Reconnaissance.
A LRO orbita a Lua fazendo registros dela desde 2009, quando realizou sua primeira missão lunar, a primeira da NASA em uma década. No momento, a nave está em uma órbita quase paralela à do Danuri, lançada em 2022 pelo Instituto de Pesquisa Aeroespacial da Coreia (KARI).
Por conta da dificuldade em se fazer registros de outros objetos na região, Danuri parecia 10 vezes maior do que realmente é, daí a aparência com uma prancha de surf. Professor de ciências planetárias na Universidade de Washington, em St Louise, Paul Byrne compartilhou algumas imagens da LRO no X (antigo Twitter).
“Para ser claro, o orbitador Danuri não é uma carga estranhamente fina de pixels. É um orbitador de aparência bastante normal”, postou Byrne. “Mas as velocidades incríveis envolvidas significam que ele está manchado no detector da câmera do LRO.”
Em três registros distintos, a NASA capturou o objeto, que aparentava ter formato de prancha de surf em todos eles. O Danuri, na verdade, tem o formato típico de uma espaçonave desenroscada: uma caixa no meio com dois painéis solares de cada lado.