O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), ofereceu ao governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), apoio operacional e donativos para enfrentar o estado de calamidade pública no estado gaúcho.
“Entrei em contato e manifestei que nossas forças de segurança também estão prontas para prestar o devido apoio à região. Que Deus proteja todas as famílias e que, unidos, possamos superar esse trágico momento”, declarou.
O GDF deu início às doações da campanha Brasília pelo Sul, iniciativa que reúne esforços de diferentes pastas do Executivo para ajudar as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul.
A Receita do Distrito Federal, setor da Secretaria de Economia, está separando mercadorias apreendidas que podem ser direcionadas ao estado gaúcho, como roupas, utensílios, itens de higiene, alimentos e eletrônicos. Os materiais que foram recolhidos pelos órgãos em casos de sonegação de impostos e, aqueles considerados abandonados, serão destinados à doação.
A primeira entrega contou com 15 mil copos de água doados pela Caesb e enviados pela FAB.
“Cada copo de água que estamos enviando representa a solidariedade dos nossos quase 2.300 empregados”, disse Luís Antônio Reis, presidente da Caesb.
Nesta sexta-feira (3), Ibaneis Rocha (MDB), determinou que o Corpo de Bombeiros (CBMDF) e a Defesa Civil ofereçam toda a ajuda necessária para o estado.
O DF já enviou 14 bombeiros militares, dois agentes da Defesa Civil e dois cachorros para ajuda nos resgates às vítimas das fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul.
Os profissionais especializados em salvamento levaram quatro drones, um caminhão com mantimentos para durar 14 dias, três viaturas tipo picape e duas lanchas.