Páginas do senador nas redes sociais foram suspensas por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF, em junho de 2023
O Senador Marcos do Val (Podemos-ES) reativou suas redes sociais nesta terça-feira (14). No Instagram o senador pubicou um foto onde escreve “Redes sociais liberadas. Preparem seus corações”.
No X (antigo twitter) o senador ainda não tem publicações recentes. A última postagem é de 14 de junho, quando Marcos Do Val afirmou que fiscaliza as ações anticonstitucionais do ministro Alexandre de Moraes.
Seguindo o que determina a constituição que cabe aos senadores, fiscalizar, afastar e até impeachmar ministros do STF. É notório em todos os meios jurídicos e entre e entre os magistrados, por todo o Brasil, as ações anticonstitucionais do ministro Alexandre de Moraes.
— Marcos do Val (@marcosdoval) June 14, 2023
Repetindo… pic.twitter.com/oL9Ww9KvUn
Desde junho de 2023, o senador Marcos Do Val estava com as redes sociais bloqueadas por determinação do ministro Alexandre de Moraes. No mesmo mês, Do Val foi alvo de operações que apuravam o possível envolvimento do senador em atos antidemocráticos.
Em agosto, o senador chegou a usar o plenário do Senado para reclamar da suspensão e disse que “a livre transmissão de pensamentos e opiniões é elemento fundamental dos mandatos parlamentares para estabelecer comunicação com os eleitores e com a população em geral”.
No mês passado, parlamentares norte-americanos falaram em “censura da liberdade de expressão online no Brasil” e faziram uma série de críticas a decisões de Alexandre de Moraes. O comitê é comandado pelo deputado Jim Jordan, do Partido Republicano, e que faz oposição ao governo de Joe Biden.
Além dos documentos do STF, o relatório expõe também 34 decisões do Tribunal Superior Eleitoral: 8 públicas e 26 sigilosas. Entre elas a suspensão das redes do senaodr Marcos do Val.