Marcos do Val reativa redes sociais após suspensão de 11 meses

Páginas do senador nas redes sociais foram suspensas por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF, em junho de 2023

O Senador Marcos do Val (Podemos-ES) reativou suas redes sociais nesta terça-feira (14). No Instagram o senador pubicou um foto onde escreve “Redes sociais liberadas. Preparem seus corações”.

No X (antigo twitter) o senador ainda não tem publicações recentes. A última postagem é de 14 de junho, quando Marcos Do Val afirmou que fiscaliza as ações anticonstitucionais do ministro Alexandre de Moraes. 

Desde junho de 2023, o senador Marcos Do Val estava com as redes sociais bloqueadas por determinação do ministro Alexandre de Moraes. No mesmo mês, Do Val foi alvo de operações que apuravam o possível envolvimento do senador em atos antidemocráticos. 

Em agosto, o senador chegou a usar o plenário do Senado para reclamar da suspensão e disse que “a livre transmissão de pensamentos e opiniões é elemento fundamental dos mandatos parlamentares para estabelecer comunicação com os eleitores e com a população em geral”.

No mês passado, parlamentares norte-americanos falaram em “censura da liberdade de expressão online no Brasil” e faziram uma série de críticas a decisões de Alexandre de Moraes. O comitê é comandado pelo deputado Jim Jordan, do Partido Republicano, e que faz oposição ao governo de Joe Biden.

Além dos documentos do STF, o relatório expõe também 34 decisões do Tribunal Superior Eleitoral: 8 públicas e 26 sigilosas. Entre elas a suspensão das redes do senaodr Marcos do Val.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *