Ebrahim Raisi e sua comitiva retornavam de viagem oficial ao Azerbaijão
O helicóptero que transportava o presidente iraniano Ebrahim Raisi sofreu um acidente aéreo neste domingo (19) devido a condições climáticas adversas, conforme informou a TV estatal iraniana.
A agência de notícias da República Islâmica (IRNA) afirmou que o helicóptero caiu entre as cidades de Varzaqan e Jolfa, na província do Azerbaijão Oriental. Veja no vídeo acima o momento em que a televisão iraniana reportou sobre o acidente.
A agência IRNA chegou a informar, por meio de suas redes sociais, que o local exato do acidente teria sido identificado, mas depois apagou a publicação. Ainda segundo a agência, o chefe do Crescente Vermelho (equivalente local à Cruz Vermelha) afirmou que a situação de busca está difícil devido ao clima na região e que o helicóptero ainda não foi encontrado.
O Ministério de Tecnologia da Informação e Comunicações do Irã restringiu a área de busca a um raio de 2 km. Pelo menos 40 equipes de resgate fazem buscas na região.
O vice-presidente iraniano para assuntos executivos, Mohsen Mansouri, declarou que dois dos membros da comitiva presidencial conseguiram estabelecer contato com as equipes de resgate, sugerindo que o acidente não teria sido grave.
Um oficial iraniano afirmou à Reuters que “estão esperançosos, mas que as informações sobre o acidente são preocupantes”.
“O tempo está extremamente nebuloso, o que dificulta muito os esforços de resgate. A localização exata do helicóptero do presidente ainda é desconhecida”, informou um correspondente do IRIB News da área onde se acredita que o incidente ocorreu.
“Novas equipes de resgate e alguns montanhistas juntaram-se à operação de busca e resgate”.
No helicóptero também estavam:
- Hossein Amirabdollahian, ministro das Relações Exteriores do Irã
- Malek Rahmati, governador da província iraniana do Azerbaijão Oriental
- Hojjatoleslam Al Hashem, líder religioso
O ministro do Interior do Irã, Ahmad Vahidi, afirmou à TV estatal do país que as equipes de resgate podem “levar algum tempo” para chegarem ao helicóptero, devido às condições climáticas adversas na região.
A agência de notícias FARS pediu aos iranianos que orassem pelo presidente do país. A IRNA divulgou imagens das buscas pelo helicóptero (veja no vídeo abaixo) e confirmou que o vice-presidente do Irã e alguns membros do gabinete do governo estão a caminho de Tabriz, província do Azerbaijão Oriental.
O incidente aconteceu na floresta de Dizmar, entre as cidades de Varzaqan e Jolfa, na província do Azerbaijão Oriental, quando o presidente regressava de um evento para inaugurar uma barragem com o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev.