Ebrahim Raisi estava desaparecido desde o domingo, quando helicoptero com autoridades caiu em região montanhosa
O presidente iraniano, Ebrahim Raisi, morreu em um acidente de helicóptero, informou a mídia estatal na manhã desta segunda-feira (20).
A causa do acidente no domingo não foi clara, mas havia chuva e neblina na região.
Autoridades iranianas disseram que a neblina e o mau tempo na área retardaram a resposta das equipes de resgate.
Na manhã desta segunda-feira, horário local, a mídia estatal informou que a localização exata do helicóptero havia sido encontrada. Não há sinal de vida.
Raisi regressava com uma delegação governamental que tinha assistido à inauguração de uma barragem na fronteira com o Azerbaijão – no noroeste do país, a 600 quilómetros da capital, Teerã.
Os falecidos a bordo com Raisi, incluem o ministro das Relações Exteriores, Hossein Amir-Abdollahian; Aiatolá Al Hashem, representante do líder supremo de partes do Azerbaijão; Governador do Leste do Azerbaijão, Malek Rahmati; Comandante. Seyed Mahdi Mousavi, chefe da unidade de segurança do presidente; e Ansarol Mahdi, membro do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica.
O piloto e o copiloto do helicóptero e um assistente técnico mortos não tiveram nomes dívulgados.
O gabinete iraniano realizou uma “reunião de emergência” após o anúncio da morte de Raisi, informou a agência de notícias estatal IRNA.
O primeiro vice-presidente, Mohammad Mokhber, 68, que é o próximo na linha de sucessão de Raisi, liderou a reunião.
A cadeira onde Raisi costuma sentar estava vaga. Estava coberto por uma faixa preta com uma foto dele ao lado, de acordo com foto compartilhada pela IRNA.
A morte de Raisi poderá levar a uma nova ascensão do Corpo da Guarda Revolucionária Iraniana.
Os líderes do Hamas, em meio à guerra com Israel, expressaram condolências pelas mortes de Raisi e outras pessoas a bordo do helicóptero que caiu na região noroeste do Irã.
Um comunicado do Hamas disse que o grupo militante existe em solidariedade com o líder supremo do Irã e com o povo iraniano por ocasião da morte do presidente, bem como com a dos outros a bordo.
O comunicado classificou o acidente como um “acidente infeliz e uma tragédia dolorosa”.
As reações internacionais começam a surgir à medida que os líderes mundiais tomam conhecimento da morte de Raisi.
O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, escreveu em um post no X que estava “profundamente triste e chocado com a morte trágica” de Raisi.
“A sua contribuição para o fortalecimento da relação bilateral Índia-Irão será sempre lembrada”, disse Modi. “Minhas sinceras condolências à sua família e ao povo do Irã. A Índia está ao lado do Irã neste momento de tristeza.”
Quem vai susceder o presidente Raisi no Irã?
De acordo com a lei iraniana, o primeiro vice-presidente Mohammad Mokhber assumirá o poder após receber a aprovação do líder supremo, o aiatolá Ali Khamenei, que é o chefe de Estado.
Uma eleição presidencial deve ser convocada dentro de 50 dias, diz a lei.
Khamanei disse que não haverá perturbações nos assuntos de Estado.