Ruas voltam a ser alagadas na capital gaúcha com retorno de chuvas e vento
O nível do Guaíba voltou a subir na madrugada desta segunda-feira (3), e ultrapassou novamente a cota de inundação em Porto Alegre.
O lago/rio subiu mais de 30 centímetros em cerca de 5 horas.
A água voltou a avançar sobre as ruas, alagando novamente as vias públicas.
Segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), entre os pontos alagados estão a Avenida Praia de Belas, Avenida Aureliano Figueiredo Pinto, Borges de Medeiros e Rótula das Cuias.
O Guaíba havia chegado ao ponto mais baixo em mais de um mês durante o final de semana: 3,43 metros, de acordo com a medição da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).
A partir das 0h30, o nível das águas do Guaíba começou a subir e, entre 2h15 e 2h30, chegou a 3,64 metros, acima da cota de inundação, que é de 3,60 metros junto à Usina do Gasômetro. Às 5h15, horário da última medição, o nível estava em 3,79 metros.
A cota de inundação marcada na Usina do Gasômetro é de 3,60 mts.
Dois fenômenos explicam a volta do aumento do nível. A chuva, que retornou à capital ao longo da madrugada e o vento, que soprou com velocidade de quase 50 km/h no sentido da Lagoa dos Patos em direção ao Guaíba. As rajadas foram tão fortes que ondas foram registradas na superfície do Guaíba.