Espanha condena três por racismo no futebol contra brasileiro Vini Junior

Decisão inédita foi sobre crime em jogo entre Valencia x Real Madrid, em 2023

Três torcedores do Valencia foram condenados nesta segunda-feira (10), a 8 meses de prisão, 2 anos de banimento dos estádios de futebol em jogos organizados pela Federação Espanhola e pagamentos dos custos do processo por terem insultado o jogador brasileiro Vinícius Junior com racismo.

Esta é a primeira sentença desse tipo proferida na Espanha.

O jogador brasileiro afirmou que a condenação dos três torcedores espanhóis que o ofenderam no ano passado na Espanha “é por todos os pretos”.

Como sempre disse, não sou vítima de racismo. Eu sou algoz de racistas. Essa primeira condenação penal da história da Espanha não é por mim. É por todos os pretos”, declarou Vinicius Jr. “Que os outros racistas tenham medo, vergonha e se escondam nas sombras. Caso contrário, estarei aqui para cobrar”, disse o atleta.

Os três foram identificados entre os torcedores do Valencia que xingaram Vinicius Jr. de “macaco” durante um jogo do time contra o Real Madrid, equipe do brasileiro, em maio do ano passado durante um jogo na Espanha.

A sentença declarou o grupo culpado pelo delito contra a integridade moral — a Espanha não tem uma tipificação específica para casos de racismo.

Um deles foi identificado pelo próprio Vinicius Jr. ao final do jogo. A polícia encontrou outros dois através de câmeras instaladas no estádio. Na ocasião, eles foram presos preventivamente, mas depois liberados enquanto aguarda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *