Filipe Lang foi preso na cidade de Palmares do Sul e agentes do MP também encontraram um revólver em situação irregular na casa do político
O vereador da cidade gaúcha de Palmares do Sul, Filipe Lang (PT) foi preso em flagrante no sábado (8), durante uma operação da Polícia Civil do estado e do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) que apura desvio de doações para a população afetada pelas enchentes.
O vereador também é pré-candidato à prefeitura da cidade, nas eleições municipais deste ano.
Segundo as investigações do Ministério Público gaúcho, Filipe Lang não teria repassado oficialmente donativos à prefeitura.
Durante a ação de sábado também encontrou um revólver em situação irregular, celulares e uma quatia de R$ 15 em dinheiro an casa do político.
A operação contra desvio de doações destinadas à população gaúcha, também teve como alvo o vereador Polon Backes de Oiveira (União). Ele sofreu ação de busca e apreensão. O político é pré-candidato a vice-prefeito na chapa de Filipe Lang.
No total, foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão na área central de Palmares do Sul e também no Balneário de Quintão, que pertence ao município.
“Tudo indica que foi uma doação para um pré-candidato no próximo pleito. E já temos provas de que parte destes donativos foi encaminhada para famílias não flageladas, conforme planilhas apreendidas”, disse o promotor Mauro Rockenbach.
Os alvos da operação contra desvio de donativos ao RS, de acordo com o Ministério Público, vão responder por crimes como apropriação indébita, peculato e associação criminosa.
Desde o final de maio, o Ministério Público já investiga desvios de donativos direcionados para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul.