Dólar tem maior cotação desde dezembro de 2022 e “MP do Fim do Mundo” piorou ambiente político preocupando mercado
Nesta quarta-feira (12), o dólar reverteu sua trajetória e apresenta forte alta, com os investidores repercutindo as declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante um evento no Rio de Janeiro.
Lula enfatizou que não é possível discutir economia sem considerar a questão social, e destacou que o mercado financeiro não deve ser visto como uma entidade abstrata, separada da política e da sociedade.
A cotação do dólar abriu em alta nesta e chegou a um pico de R$ 5,4286 no início da tarde, após declaração de Lula e em meio ao desgaste provocado pela devolução parcial pelo Congresso da polêmica medida provisória (MP) enviada pelo governo para compensar a desoneração da folha de pagamento de setores da economia.
Lula disse que não consegue discutir economia sem “colocar a questão social na ordem do dia” e que o “mercado (financeiro) não é uma entidade abstrata, apartada da política e da sociedade”. A declaração ocorre em um momento em que os investidores estão cautelosos em relação à situação fiscal brasileira e aguardam a definição dos juros nos Estados Unidos, que será anunciada nesta tarde.