Lula volta carga contra Banco Central: comportamento do Banco Central é a única ‘coisa desajustada’ que há no país

Em entrevista à Rádio CBN, Lula disse que o chefe do BC, Campos Neto, tem ‘lado político’ e ‘trabalha para prejudicar’ o Brasil

Com os índices econômicos em queda livre, e piora na expectativa do mercado sobre a economia brasileira o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta terça-feira (18) que o comportamento do Banco Central, que define a taxa básica de juros da economia brasileira, é a única “coisa desajustada” que existe no Brasil neste momento.

Em entrevista à Rádio CBN, Lula voltou a criticar o presidente da instituição, Roberto Campos Neto. Para o petista, o presidente do BC tem “lado político” e “trabalha para prejudicar o país“.

Só temos uma coisa desajustada neste país: é o comportamento do Banco Central. Essa é uma coisa desajustada. Presidente que tem lado político, que trabalha para prejudicar o país. Não tem explicação a taxa de juros estar como está“, declarou Lula.

Temos situação que não necessita essa taxa de juros. Taxa proibitiva de investimento no setor produtivo. É preciso baixar a taxa de juros compatível com a inflação. Inflação está controlada. Vamos trabalhar em cima do real“, completou.

Lula disse que o presidente do BC, cujo mandato termina neste ano, tem pretensões políticas.

A quem esse rapaz é submetido? Como vai a festa em São Paulo quase assumindo candidatura a cargo no governo de SP? Cadê a economia dele?“, perguntou em retórica, Lula.

Lula disse que indicará para a presidência do Banco Central uma pessoa que tenha “compromisso com o crescimento do país”.

Ao criticar Campos Neto, Lula afirmou acreditar que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, tem influência sobre o presidente do BC. E citou evento do qual Campos Neto participou em São Paulo recentemente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *