Queimadas no Pantanal superam todos os recordes de destruição e MS decreta situação de emergência em cidades atingidas pelos incêndios

Mais de 600 mil hectares foram consumidos pelo fogo no bioma neste ano

Segundo dados da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a área queimada este ano no Pantanal chegou, neste domingo (23), a 627 mil hectares (480 mil hectares em MS e 148 mil, em MT).

Os números já superam o recorde de 2020, que devastou o bioma.

Com os dados até 23 de junho, Mato Grosso do Sul tem média de 107 focos de queimadas por dia no mês de junho. Corumbá acumula 2.141 focos de queimadas em 2024, sendo a cidade do país com maior número de focos.

Os números do Pantanal são similares. São 2.363 focos de incêndio em junho e o final de semana foi de muito fogo no bioma. No dia 23, foram registrados 165 focos, outros 256 focos no dia 22 e ainda 213 no dia 21 de junho.

Números em tempo real do sistema Alerta do Corpo de Bombeiros de MS apontam para 3.973 focos de calor ativos em cinco municípios. São 12,9 mil hectares queimados em um único dia e 107 mil hectares consumidos pelas chamas em 60 dias.

Um vídeo que circula na Internet mostra uma “muralha de fogo” do outro lado da margem do rio onde ocorria uma festa de São João, em Corumbá no Mato Grosso do Sul. Assista:

prevê uma atuação do poder público mais célere nos municípios de Mato Grosso do Sul afetados pelos incêndios.

Um pedido de urgência prevê que os próprios municípios afetados pelo fogo peçam a inclusão ao decreto de emergência. As cidades mais atingidas, como Corumbá, Ladário, Porto Murtinho e Rio Verde serão incluídas na lista de cidades atendidas pela medida.

A publicação tem validade de 180 dias. Neste período, fica autorizada a mobilização de todos os órgãos estaduais para atuarem sob a coordenação da Defesa Civil, em ações que envolvam resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução.

Margem do rio Paraguai tomada pelas chamas em Mato Grosso do Sul

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *