Lula diz que não sabe se precisa cortar gastos ou aumentar impostos e muda meta de inflação do Banco Central

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta quarta-feira (26), ainda não saber se precisa cortar gastos ou aumentar impostos para equilibrar as contas públicas.

Perguntado em entrevista ao portal UOL, Lula disse que “O problema não é que tem que cortar. O problema é saber se precisa mesmo cortar ou se temos que aumentar a arrecadação. Temos que fazer essa discussão“, cravou.

Lula também disse que a inflação no país está controlada, mas logo depois, o governo definiu que o Banco Central descumprirá meta a meta da inflação quando ficar fora do alvo por 6 meses seguidos. A mudança no sistema foi oficializada nesta quarta-feira (26), em edição extra do Diário Oficial da União.

Com a nova regra, o Banco Central passa a perseguir, a partir de 2025, o alvo de inflação de forma contínua, sem se vincular ao chamado “ano-calendário” (período de janeiro a dezembro de cada ano).

A mudança no sistema já havia sido anunciada pelo ministro Fernando Haddad (Fazenda) em junho do ano passado, mas faltava a publicação do decreto para oficializar a alteração.

A formalização ocorreu horas antes de novo encontro do CMN (Conselho Monetário Nacional) –colegiado composto por Haddad, pela ministra Simone Tebet (Planejamento e Orçamento) e pelo presidente do BC, Roberto Campos Neto.

,

2 comentários

    1. E vc tem ideia do que está falando !? Ou é só mais um alienado , apoiador de governos baseados em hipocrisia e fakes news, que busca incansavelmente atravancar o desenvolvimento do país !?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *