Ex-diretor das Lojas Americanas é preso em Madri e mulher continua foragida

Polícia Federal incluiu nomes na procura da Interpol por fraudes contábeis que chegaram a R$ 25 bilhões
Miguel Gutierrez, ex-CEO da Americanas — Foto: Reprodução

O ex- diretor executivo das Lojas Americanas Miguel Gutierrez foi preso nesta sexta-feira (28) em Madri. Anna Christina Ramos Saicali, outra diretora da Lojas Americanas segue foragida.

A Justiça espanhola ainda não informou para qual prisão Gutierrez foi levado, nem se haverá extradição do foragido da Justiça brasileira.

Miguel Gutierrez mora na Espanha desde que o escândalo do rombo bilionário da Lojas Americanas estourou, em janeiro de 2023. 

Os nomes de Saicali e Gutierrez foram incluídos na Difusão Vermelha da Interpol, a lista dos mais procurados do mundo.

A Polícia Federal (PF) deflagrou na quinta (27) a Operação Disclosure, contra as fraudes contábeis nas Lojas Americanas de R$ 25 bilhões em dinheiro desviado.

Foram expedidos mandados de prisão contra Gutierrez e Anna Christina Ramos Saicali, uma de suas diretoras — esta segue foragida.

Segundo a investigação, os resultados financeiros da Americanas foram maquiados para demonstrar um falso aumento de caixa que valorizava artificialmente as ações da companhia na bolsa de valores brasileira, a B3.

Gutierrez pedia para que os balanços financeiros fraudados lhe fossem enviados em pen drives, para que não fossem rastreados.

A Polícia Federal afirma que Gutierrez blindou seu patrimônio logo após deixar seu cargo na Americanas, “sabendo que o escândalo iria explodir” e se evadiu do país, indo oara a Espanha.

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *