Presidente da Argentina, Javier Milei, criticou presidente do Brasil e o xingou de perfeito dinossauro idiota
O presidente da Argentina, Javier Milei xingou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de “perfeito dinossauro idiota” em uma publicação no X, nesta terça-feira (2).
Milei apresentou uma série de críticas ao presidente brasileiro, referentes a tentativa recente de golpe de Estado na Bolívia e a eleição presidencial em seu próprio país no ano passado.
“Sé tivéssemos feito as coisas como esse grande dinossauro idiota dizia, já teria perdido”, escreveu Milei dm seu perfil no antigo Twitter.
Milei voltou a classificar a alegação de tentativa de golpe de Estado na Bolívia em 26 de junho como uma “fraude”. Ele afirmou que Lula se recusa a reconhecer seu erro ao condenar a suposta ação militar e expõe sua “estupidez à vista”.
O presidente brasileiro também foi acusado por Javier Milei de interferir na eleição presidencial argentina do último ano. Milei derrotou Sergio Massa, o candidato governista, no segundo turno. Massa e Alberto Fernández, antecessor de Milei, tinham proximidade com Lula que declarou publicamente .
“Depois das agressões de Lula (em especial sua forte interferência na campanha eleitoral e apoio sólido a campanha mais suja da história), (ele) se queixa por que lhe respondo com a verdade”, afirmou o presidente argentino, reclamando da ajuda que Lula deu aos opositores dele, naquele país. Marqueteiros do PT trabalharam para o candidato governista Sergio Massa, contra Milei.
Hoje também, Javier Milei voltou a desqualificar Lula por sua condenação por corrupção e se referiu ao líder do Executivo brasileiro como “comunista”.
As trocas de farpas entre Milei e Lula têm sido frequentes desde a campanha presidencial do argentino no ano passado, quando o então candidato disse que o presidente brasileiro era “corrupto” e um “comunista raivoso”.
Ainda não houve uma reunião entre os dois desde que Milei assumiu o cargo em dezembro, e Lula recentemente estabeleceu que uma possível conversa entre os dois depende de um pedido de desculpas do argentino depois de dizer “muita bobagem”.
Milei planejou uma viagem para o Brasil neste final de semana e, segundo seu representante, não terá um encontro com Lula. Ainda assim, ele não descarta a possibilidade de uma reunião com o ex-presidente Jair Bolsonaro, que é um aliado do argentino e oponente de Lula.
O porta-voz de Milei comunicou que a líder argentina não estará presente na próxima cúpula do bloco sul-americano, programada para a próxima semana em Assunção, capital do Paraguai.
Na última quarta-feira (26) Lula disse que o presidente da Argentina, Javier Milei, precisa pedir desculpas ao Brasil e a ele. A troca de farpas entre os dois líderes vem desde a eleição na Argentina. Em dezembro passado, Lula decidiu não comparecer à cerimônia de posse de Milei.