Dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, suspendeu os recursos de inteligência artificial generativa (IA generativa) no território brasileiro
A Meta, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, suspendeu os recursos de inteligência artificial generativa (IA generativa) no Brasil, a partir desta quarta-feira (17).
A decisão foi tomada após a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) determinar que a empresa deixasse de usar dados de usuários para treinar sua IA.
A Meta atualizou a política de privacidade do Instagram e do Facebook no Brasil, retirando os pontos que tratavam sobre a coleta de dados para treinar a inteligência artificial da empresa.
Pontos importantes:
A suspensão da IA generativa afeta recursos como o criador de figurinhas do WhatsApp.
A mudança na política de privacidade da Meta foi revertida após a decisão da ANPD.
A Meta pode ser multada em R$ 50 mil por dia se não cumprir a determinação da ANPD.
“Decidimos suspender ferramentas de genAI que estavam ativas no Brasil enquanto engajamos com a ANPD para endereçar suas perguntas sobre IA generativa”, disse a Meta, em nota.
A IA generativa é uma área da inteligência artificial usada para desenvolver ferramentas capazes de criar textos, imagens, vídeos, músicas e códigos de programação, por exemplo.
O que isso significa para você?
Se você usa os recursos de IA generativa da Meta no Brasil, eles não estarão disponíveis por enquanto.
A Meta está trabalhando para resolver a questão com a ANPD e espera retomar os serviços em breve.
É importante estar atento às suas configurações de privacidade e saber como seus dados estão sendo usados.
A Meta atualizou a política de privacidade do Instagram e do Facebook no Brasil, retirando os pontos que tratavam sobre a coleta de dados para treinar a inteligência artificial da empresa.
A empresa ainda está em diálogo com a ANPD para resolver a questão.
Pontos importantes.