Bancos no Brasil também têm instabilidade com apagão cibernético global, o primeiro bug da história da rede mundial de comunicação

Bradesco, Neon, Next e Banco Pan confirmaram instabilidade em seus serviços bancários

O apagão na rede mundial de computadores, a Internet nesta sexta-feira 19, derrubou sites e serviços de instituições financeiras no Brasil.

Bancos e fintechs brasileiros confirmaram que apresentavam problemas em seus aplicativos.

O site Downdetector, que acusa problemas em canais digitais, apontava reclamações em pelo menos quatro instituições financeiras: Banco Pan, Bradesco, Neon e Next.

Os aplicativos estavam fora do ar e houve problemas para fazer login e pagamentos. Procurado, o Bradesco afirmou que os sistemas dos seus canais digitais ficaram indisponíveis nesta manhã por conta do apagão cibernético global.

Equipes estão atuando para regularização o mais breve possível. Os terminais de autoatendimento do banco funcionam normalmente”, disse em nota, o banco Bradesco.

O banco Neon informou que o aplicativo apresentava instabilidades em todos os seus serviço e transações, incluindo a utilização do cartão de débito e de crédito. A instituição avisou seus clientes por mensagens.

O funcionamento dos serviços foi restabelecido e todo o time técnico da Neon continua trabalhando arduamente para minimizar quaisquer impactos para seus clientes”, disse o Neon.

O banco Pan disse que seu sistema foi “impactado por uma indisponibilidade originada na atualização do software de um de seus fornecedores, que impactou diversos segmentos“.

O Pan já restabeleceu alguns de seus serviços e continua atuando para a normalização integral das funcionalidades”, concluiu em nota publicada.

Apagão global na internet gera caos e incertezas


O mundo presencia o evento sem precedentes. A falha, que começou na madrugada de hoje afetou bilhões de pessoas em todos os continentes, causando transtornos em diversos setores da sociedade.

O apagão da internet teve um impacto devastador na economia global. Bancos, empresas e órgãos públicos ficaram sem acesso a sistemas online, o que gerou atrasos em pagamentos, transações e serviços essenciais. O comércio eletrônico também foi paralisado, causando prejuízos para empresas e consumidores.


Comunicação offline


As redes sociais e aplicativos de mensagens também ficaram indisponíveis, dificultando a comunicação entre as pessoas. Muitos se viram obrigados a recorrer a métodos tradicionais de comunicação, como telefone fixo e SMS.


Retorno gradual


O restabelecimento da internet foi gradual e levou horas para ser concluído em algumas regiões. As autoridades pedem cautela aos usuários ao retornarem online, pois há risco de aumento de ataques cibernéticos.


Futuro incerto


O apagão global da internet levanta questionamentos sobre a segurança e a resiliência da infraestrutura digital. Especialistas alertam para a necessidade de investimentos em medidas de segurança e planos de contingência para evitar que eventos semelhantes se repitam no futuro.


O apagão da internet serve como um lembrete da importância da conectividade no mundo moderno. É fundamental que governos, empresas e indivíduos trabalhem juntos para garantir a segurança e a estabilidade da rede mundial de computadores.


Além dos impactos mencionados na matéria, o apagão global da internet também provocou:

  • Cancelamento de voos e atrasos em aeroportos;
  • Falhas em sistemas de segurança e monitoramento;
  • Interrupção de serviços de streaming e jogos online;
  • Pânico e desinformação nas redes sociais.

O evento gerou debates sobre a dependência da sociedade da internet e a necessidade de alternativas para comunicação e acesso à informação em caso de novos apagões.

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