Israel se prepara para guerra depois que Líder supremo do Irã, Ali Khamenei, prometeu ataque direto a Israel como retaliação ao assassinato do chefe do Hamas, Ismail Haniyeh
Segundo um comunicado do Pentágono, o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, ordenou nesta sexta (2) o envio de navios da Marinha norte-americana para a região do Oriente Médio. O Pentágono informou também que um esquadrão adicional de caças foi enviado ao Oriente Médio. As embarcações têm capacidade de defesa contra mísseis balísticos, de acordo o departamento de Defesa americano.
Lloyd Austin também informou ao ministro de Defesa israelense, Yoav Gallant, que está pensando em “medidas adicionais, incluindo mudanças defensivas na postura das forças, que o departamento tomará para apoiar a defesa de Israel”.
- Os EUA estão enviando um grupo de ataque de porta-aviões, um esquadrão de caças e navios de guerra adicionais para o Oriente Médio em resposta à possível retaliação iraniana pela morte de um líder do Hamas em Teerã.
- Troca de Grupos de Ataque: O USS Abraham Lincoln substituirá o USS Theodore Roosevelt no Golfo de Omã.
- Defesa de Mísseis: Destruidores e cruzadores com capacidade de defesa contra mísseis balísticos também serão enviados para o Oriente Médio e o Mar Mediterrâneo.
A escalada de tensões entre Irã e Israel e a iminência de um ataque retaliatório iraniano em território israelense teria motivado o envio bélico para a região.
A embaixada dos EUA em Israel alertou aos cidadãos americanos para “a necessidade contínua de cautela e maior cuidado com a segurança pessoal, incluindo saber a localização do abrigo mais próximo”.
Segundo comunicado da embaixada, localizada em Jerusalém, o ambiente de segurança em Israel “é complexo e pode mudar rapidamente”, e “incidentes de segurança, incluindo disparos de morteiros e foguetes e intrusões de sistemas de aeronaves não tripuladas, frequentemente ocorrem sem qualquer aviso”.