Cenipa extraiu dados com êxito e informa que lém das vozes, equipamentos registraram também os dados de voo da aeronave da VoePass
A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou na tarde desta terça-feira (13) que as caixas-pretas do ATR 72, que caiu em Vinhedo (SP) e provocou 62 mortes na última semana, gravaram “com êxito” os registros de voz e dados da aeronave relacionados ao acidente aéreo.
As duas caixas-pretas, segundo o Cenipa e a Força Aérea Brasileira (FAB), conseguiram gravar os dados do Cockpit Voice Recorder (CVR), que é o gravador de voz da cabine do avião, e do Flight Data Recorder (FDR), responsável por registrar os dados de voo.
Os equipamentos chegaram ao Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores do Cenipa, em Brasília, no sábado (10/8). Desde então, a equipe técnica está empenhada em extrair e analisar os dados registrados pelas caixas-pretas.
Segundo a FAB, os especialistas do Labdata vão validar, por demanda, todos os parâmetros requeridos pela comissão de investigação. “O trabalho de validação é realizado por meio de recursos tecnológicos físicos e lógicos de última geração, associados à documentação referente às atualizações de serviços, de componentes e de sensores presentes na aeronave envolvida no acidente.”, explicou o brigadeiro Marcelo Moreno, chefe do Cenipa.