Estudantes da rede pública terão ações pedagógicas em espaços culturais e museus públicos

Parceria entre as secretarias de Educação e Cultura, o Projeto Territórios Culturais promoverá ações pedagógicas para o fomento da educação patrimonial

O governo do Distrito Federal publicou no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta segunda-feira (19) uma portaria que institui o Projeto Territórios Culturais, para promover ações pedagógicas para o fomento da Política de Educação Patrimonial da Secretaria de Cultura.

Alunos da rede pública de ensino farão visitas mediadas e serão alvo de ações pedagógicas com base nas concepções vinculadas às Políticas Públicas de Educação Patrimonial e na perspectiva da educação integral.

O intuito é que os estudantes da rede pública de ensino construam redes de saberes por meio da ampliação do conhecimento sobre o patrimônio cultural do DF.

Parcerias

Os territórios culturais são espaços culturais e museus públicos geridos pela Secretaria de Cultura e utilizados para o desenvolvimento de ações integradas do equipamento e seu território. O objetivo é contribuir para a construção da educação patrimonial a partir das noções de identidade, memória e pertencimento. A SEEDF disponibilizará servidores da carreira de magistério público para atuar nos territórios culturais indicados pela Secec.

Projeto Territórios Culturais visa promover visitas mediadas e ações pedagógicas em espaços culturais e museus públicos

Segundo o GDF, a educação patrimonial busca o ensino da prática social com foco no desenvolvimento integral do indivíduo, considerando a identidade em sua relação com os bens culturais de natureza material e imaterial, bens naturais, paisagísticos, artísticos, históricos e arqueológicos, com o objetivo de potencializar o processo de ensino-aprendizagem e a preservação da memória.

Territórios Culturais

Inicialmente, a portaria estabelece como territórios culturais o Museu Nacional da República, no Conjunto Cultural da República; o Museu do Catetinho; o Memorial dos Povos Indígenas; e o Cine Brasília.

Além desses locais, poderão ser utilizados, em caráter excepcional, o Centro Cultural Três Poderes (constituído pelo Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, pelo Espaço Lúcio Costa, o Museu Histórico de Brasília e o Espaço Oscar Niemeyer), o Museu Vivo da Memória Candanga e a Biblioteca Nacional de Brasília.

4 comentários

  1. Thank you for the auspicious writeup. It if truth be told used to be a leisure account it. Glance complicated to far delivered agreeable from you! By the way, how could we keep up a correspondence?

  2. This is the correct weblog for anyone who wants to seek out out about this topic. You realize a lot its virtually arduous to argue with you (not that I really would need…HaHa). You definitely put a new spin on a subject thats been written about for years. Nice stuff, just nice!

  3. Hi, I think your site might be having browser compatibility issues. When I look at your website in Safari, it looks fine but when opening in Internet Explorer, it has some overlapping. I just wanted to give you a quick heads up! Other then that, fantastic blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *