Pena é de seis a oito anos; uma das acusações acarreta em pena de prisão de pelo menos dois anos. A declaração da sentença está marcada para 7 de fevereiro
O ex-deputado republicano e filho de imigrantes brasileiros nos EUA, George Santos, de 36 anos, irá para a prisão após se declarar culpado de duas acusações de fraude nos Estados Unidos.
Nesta segunda-feira (19) George Santos compareceu ao tribunal em Central Islip, Nova York, na admitiu fraude através de comunicação eletrônica e roubo de identidade agravado por usar informações de funcionários de campanha e por usar indevidamente fundos de campanha.
O juiz estimou uma pena de seis a oito anos para as acusações que ele confessou culpa. A acusação de roubo de identidade agravado acarreta em pena de prisão de pelo menos dois anos.
A declaração definitiva da sentença está marcada para 7 de fevereiro.
Com o acordo de confissão de culpa, Santos deve pagar ao governo dos EUA pelo menos US$ 374.000 (mais de R$ 2 milhões).
Sua confissão de culpa consolida a queda do novato político de Nova York, que foi expulso do Congresso no ano passado após um breve mandato repleto de escândalos.
“Lamento profundamente minha conduta e o dano que ela causou, e admito total responsabilidade por minhas ações“, disse Santos em uma declaração lida ao tribunal.
Isso reverte sua posição em tribunal no ano passado de negar as acusações.
Nesta segunda-feira, Santos admitiu ter roubado e solicitado auxílio-desemprego ao qual não tinha direito.