Suspeitos foram detidos em São José do Rio Preto (SP) e em Batatais (SP). Um deles tinha vídeos celebrando o fogo
Um homem detido neste domingo por atear fogo na mata, é um mecânico, flagrado pela Polícia Militar enquanto ateava fogo próximo à região central de Batatais.
Alessandro Arantes, de 42 anos, foi preso após uma denúncia anônima, com uma garrafa com gasolina, um isqueiro e o telefone celular. Em vídeos encontrados no aparelho dele, o homem comemorava incêndios de grandes proporções na região, segundo a polícia.
Alessandro deve responder por incêndio criminoso e foi encaminhado para o Centro de Detenção Provisória de Franca (SP).
Uma operação do estado foi iniciada neste fim de semana, quando o governo decretou situação de emergência por 180 dias em 45 municípios paulista e criou um gabinete de crise diante da situação de emergência climática.
Segundo a última atualização da Defesa Civil, 48 cidades estão em monitoramento de alerta máximo neste domingo.
Aeronaves das Forças Armadas, incluindo um avião KC-390 da FAB, foram confirmados para a força-tarefa, de combate aos incêndios.
As regiões de Ribeirão Preto e de São José do Rio Preto, onde ocorreram as prisões, estão entre as mais atingidas por uma série de queimadas que colocaram São Paulo no topo da lista de focos do país, em um número recorde nos últimos 26 anos, segundo a Defesa Civil.