‘Nova era’ de guerra começa, diz Israel, enquanto mais dispositivos eletrônicos explodem no Líbano

Quase exatamente 24 horas após as explosões de pagers matarem pelo menos 12 pessoas e ferirem mais de 2.800, o Líbano foi abalado por uma segunda onda de explosões.

Enquanto centenas de walkie-talkies explodem no Líbano nesta quarta-feira (18), um dia após explosões contra pagers de membros do Hezbollah ferirem milhares, Israel disse que uma “nova era” de guerra estava começando.

Israel não reconheceu tacitamente seu papel na operação de choque que empurrou a região de volta à beira de um conflito maior.

Pelo menos 12 pessoas foram mortas e outras 400 ficaram feridas nas explosões de hoje, disse o Ministério da Saúde do Líbano, enquanto walkie-talkies detonavam em Beirute e no sul do país.

Video captura momento em que walkie-talkies explode com homem em meio à multidão. Veja ;

Depois de se recusar a comentar as explosões de terça-feira, o ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, pareceu fazer referência aos ataques durante uma visita à base da Força Aérea de Ramat-David, no norte de Israel.

“Estamos no início de uma nova era nesta guerra e precisamos nos adaptar”, disse Gallant. Ele elogiou as “excelentes conquistas” das Forças de Defesa de Israel (IDF), juntamente com a agência de segurança do país, a Shin Bet, e sua agência de inteligência, Mossad.

Agências internacionais creditam a operação de terça-feira como um esforço conjunto entre as IDF e o Mossad, mas o comentário de Gallant é a primeira vez que uma autoridade israelense aparentemente reconhece o papel de Israel nos ataques eletrônicos.

As explosões de pagers ocorreram horas depois de Israel ter votado na segunda-feira para adicionar outro objetivo de guerra ao seu conflito com o Hamas e o Hezbollah: garantir o retorno seguro dos moradores das comunidades ao longo da fronteira com o Líbano para suas casas.

Uma testemunha que estava em um funeral do Hezbollah nos subúrbios ao sul de Beirute na quarta-feira descreveu para imprensa o caos quando os walkie-talkies pareceram explodir por volta das 17h, horário local, nesta quarta-feira.

A testemunha, que não pode ser identificada por razões de segurança, disse que um estrondo alto aconteceu, seguido de gritos. Eles disseram que o homem cujo dispositivo sem fio explodiu estava coberto de sangue e suas mãos foram arrancadas.

A Defesa Civil do Líbano disse que também estava trabalhando para extinguir incêndios em 60 casas e lojas que começaram depois que os walkie-talkies explodiram.

Assista vídeo logo após explosão de equipamento eletrônico dentro de carro no Líbano, nesta quarta-feira:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *