Dispositivos de conversa por voz, placas solares, Walkie-talkies e outros eletrônicos com utilização de ondas de rádio explodiram depois de pagers do Hezbollah
Segundo a TV Al Jazeera um novo ataque cibernético atinge diversas cidades terroristas logo após um dia que pagers usados pelis terroristas do Hezbollah explodiram no Líbano.
Desta vez, vários “walkie-talkies” do grupo extremista foram detonados nesta quarta-feira (18) em Beirute e no sul do Líbano. Três pessoas morreram e e milhares ficaram feridas, de acordo com a agência de notícias estatal libanesa.
Segundo a Al Jazeera, milhares de outros dispositivos eletrônicos também estaexplodindo no Líbano.
As explosões atingiram a capital libanesa e o sul do país. Há relatos de que as explosões ocorreram durante os funerais das vítimas do ataque aos pagers.
Pelo menos 12 pessoas morreram e quase 2,8 mil ficaram feridas na terça-feira (17) nas explosões quase simultâneas de dispositivos de mensagens do tipo pager usados por membros do grupo xiita Hezbollah, em diversas localidades do Líbano e em parte da Síria. Duas crianças estão entre os 12 mortos.
Cerca de 1.800 pessoas foram hospitalizadas, e 460 delas precisaram de cirurgia devido a ferimentos graves, segundo a agência nacional de notícias do Líbano.
Segundo a agência árabe Al Jazeera, o incidente teria ocorrido após os dispositivos do grupo radical libanês terem sido invadidos e hackeados.
No entanto, especialistas em tecnologia também trabalham com a hipótese de que os dispositivos tenham sido sabotados por agentes israelenses infiltrados no Hezbollah. Aparelhos foram produzidos pela empresa taiwanesa Gold Apollo.
Fontes do governo libanês disseram à agência Reuters que os dispositivios atingidos nesta quarta também foram adquiridos há cinco meses, na mesma época em que o grupo comprou os pagers que explodiram na terça, em um ataque coordenado que matou 12 pessoas e feriu quase 3.000.
Criados na Segunda Guerra Mundial, os “walkie-talkies” são dispositivos de troca de mensagens de voz que mandam e recebem mensagem entre si via ondas de rádio.