Anatel proíbe uso de vários números para chamadas indesejadas de telemarketing das empresas

Tentativa é de reduzir o spam telefônico e diminuir os golpes

Empresas que descumprirem as medidas tomadas pela Anatel para reduzir os números de chamadas indesejadas podem ser multadas em até R$ 50 milhões e o consumidor pode reclamar pelo site da Anatel ou pelo telefone 1331.

A Anatel proibiu que uma mesma empresa utilize números diferentes para fazer as ligações. Uma tentativa de driblar o spam telefônico e diminuir os golpes.

O presidente da Comissão de defesa Do Consumidor da OAB, em Minas, Thiago Freitas, afirma que a proibição é um pequeno avanço.

Mas o consumidor de telefonia tem de cadastrar seu número para fazer as denúncias, anotar os números e datas quantidades de ligações para fazer a denúncia.

Saiba como se proteger


Você está cansado de receber ligações indesejadas? Aquelas chamadas de telemarketing insistentes, ofertas enganosas e até mesmo possíveis fraudes? Você não está sozinho. Os números de spam têm se tornado um problema cada vez mais comum, invadindo nossa privacidade e atrapalhando nosso dia a dia.


O que é spam em chamadas?


Spam em chamadas são ligações não solicitadas, geralmente feitas em massa, com o objetivo de vender produtos ou serviços, realizar pesquisas não autorizadas ou até mesmo aplicar golpes. Essas ligações podem ser irritantes, mas também podem representar um risco para sua segurança, pois criminosos podem usar essas táticas para obter informações pessoais e financeiras.


Como se proteger?


Existem algumas medidas que você pode tomar para se proteger contra o spam em chamadas:

  • Não atenda chamadas de números desconhecidos: Se você não reconhece o número, é melhor não atender.
  • Bloqueie números de spam: A maioria dos smartphones permite bloquear números específicos. Ao receber uma ligação de spam, bloqueie o número para evitar futuras chamadas.
  • Utilize aplicativos de identificação de chamadas: Existem diversos aplicativos que identificam números de spam e bloqueiam automaticamente as chamadas.
  • Não forneça informações pessoais: Se você atender uma ligação por engano, não forneça informações pessoais como nome completo, data de nascimento, número de CPF ou dados bancários.
  • Denuncie números de spam: Ao receber uma ligação de spam, denuncie o número para sua operadora de telefonia e para os órgãos de proteção ao consumidor.
    O que fazer se você foi vítima de spam?
    Se você acredita que foi vítima de um golpe relacionado a uma ligação de spam, entre em contato com sua instituição financeira imediatamente e registre um boletim de ocorrência.
    Lembre-se: A melhor forma de se proteger contra o spam em chamadas é a prevenção. Ao tomar as medidas adequadas, você pode reduzir significativamente o número de ligações indesejadas que recebe.
    Outras dicas:
  • Não clique em links suspeitos: Se você receber uma mensagem de texto ou e-mail com um link suspeito, não clique.
  • Mantenha seus softwares atualizados: Mantenha seu smartphone e computador com os softwares atualizados para garantir a máxima proteção contra ameaças cibernéticas.
  • Seja cauteloso com ofertas muito boas para serem verdadeiras: Desconfie de ofertas que parecem boas demais para ser verdade.
    Ao seguir essas dicas, você estará mais protegido contra o spam em chamadas e poderá aproveitar seu telefone com mais tranquilidade.

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