Furacão Milton tocou o solo da Flórida na noite desta quarta-feira (9) como categoria 3
O furacão Milton, que chegou à costa da Flórida na noite desta quarta-feira (9) como uma tempestade de categoria 3, com ventos acima de 190 km/h, trouxe consigo não apenas a fúria dos ventos, mas também uma série de tornados devastadores.
O furacão, que teve um aumento ‘explosivo’ de força durante a semana, chegou à Flórida por volta das 21h30 no horário de Brasília.
Mortes já teriam sido confirmadas na região, conforme autoridades locais.
O governador Ron DeSantis, disse que o estado registrou pelo menos 19 tornados e emitiu 116 alertas de tornado em todo o território.
DeSantis explicou que a tempestade continua a se deslocar para a Flórida central, com ventos fortes, chuvas intensas e a ameaça de mais tornados e inundações. “Muito mais alertas de tornado estão por vir”, afirmou, enfatizando a gravidade da situação e a necessidade urgente de os residentes se prepararem para mais condições extremas.
O estado da Flórida não só enfrenta os danos diretos causados pelos ventos do furacão, mas também riscos relacionados a inundações.
DeSantis confirmou que nove alertas de enchentes foram emitidos, seguidos por mais quatro alertas adicionais, indicando a possibilidade de novos alagamentos.
“Estamos preparados para a resposta a essas inundações, mas as condições ainda são muito instáveis, e precisamos estar prontos para a pior situação”, disse o governador.
Milton já derrubou mais de 9 polegadas de chuva em um período de três horas sobre a área da Baía de Tampa, representando mais de 1000 anos de precipitação para St. Petersburg . Enquanto isso, segundo as autoridades, há “múltiplas fatalidades” no Condado de St. Lucie, Flórida, devido a um surto de tornados.
Danos extensos foram causados por um dos tornados em um bairro de Palm Beach, #Florida:
We stumbled over here from a different weeb addres and thought
I mitht aas weell check things out. I like what I see sso i am jusst following you.
Look foprward to goibg over yyour weeb age repeatedly.