Enchente na Espanha deixa mortos e rastro de destruição

Já foram registradas 62 mortes em consequência da forte tempestade que atingiu principalmente a Comunidade Valenciana

Subiu para 62 números de mortos em inundações na Espanha. inundações que varreram a região de Valência, no leste da Espanha, após as chuvas torrenciais de terça-feira (29), que deixaram estradas e cidades debaixo d’água.

A agência meteorológica estatal da Espanha, AEMET, fez um alerta vermelho em Valência, uma importante região de cultivo de frutas cítricas, com algumas áreas como Turis e Utiel registrando 200 mm de precipitação. Desde então, o alerta foi reduzido para amarelo, já que a chuva havia cessado em grande parte.

Segundo informaram as autoridades locais nesta quarta-feira. (30), os trens para as cidades de Madri e Barcelona foram cancelados devido às inundações, e as escolas e outros serviços essenciais foram suspensos nas áreas mais atingidas.

O número de mortos parece ter sido o pior da Europa em decorrência de enchentes desde 2021, quando pelo menos 185 pessoas morreram na Alemanha.

Alguns locais no sul e leste da Espanha receberam até 300 milímetros de chuva em apenas algumas horas na terça-feira.

Um caminhoneiro registrou a velocidade do aumento das águas em Valência. Assista:

Imagens da cidade de Valência mostraram água lamacenta inundando as ruas, derrubando muros e varrendo carros estacionados.

Imagens do Sul de Valência nesta quarta-feira (30)

É a pior catástrofe relacionada a enchentes na Espanha desde 1996, quando 87 pessoas morreram e 180 ficaram feridas em uma enchente perto de Biesca, nos Pirineus.

Imagens de Valência nesta quarta-feira (30)

Os cientistas dizem que os eventos climáticos extremos na região estão se tornando mais frequentes devido às mudanças climáticas. Os meteorologistas acreditam que o aquecimento da temperatura do mar Mediterrâneo, que aumenta a evaporação da água, desempenha um papel fundamental para tornar as chuvas torrenciais mais severas.

Valência em 30 de outubro de 2024

Um asilo para idosos em Valência foi inundado. Assista:

Rua fica tomada de carros arrastados pela enxurrada em Valência em 30 de outubro de 2024

3 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *