Moradores atingidos das sete áreas críticas serão transferidos para local seguro e reparos serão iniciados nesta semana
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), esteve na região atingida por fortes chuvas que marcaram a madrugada deste domingo (24) no Sol Nascente/Pôr do Sol, onde diversos pontos foram bastante prejudicados.
Ibaneis visitou as famílias prejudicadas pelas enchentes.
O chefe do Executivo local orientou os secretários de Governo, José Humberto Pires de Araújo, e de Obras e Infraestrutura, Valter Casimiro, a tomar providências para recuperar os locais.
“Eu visitei os pontos de alagamento, e todo o governo está prestando assistência aos moradores. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros recomendaram a interdição de algumas casas construídas em locais indevidos, que obstruem a passagem da água”, afirmou Ibaneis Rocha.
As áreas foram identificadas e mapeadas por equipes do Governo do Distrito Federal (GDF), com o objetivo de recuperar e reconstruir a infraestrutura afetada pelas precipitações.
Além da Secretaria de Governo, a força-tarefa vai mobilizar outros oito órgãos e entidades, como as secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), de Obras e Infraestrutura (SODF) e de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal); Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Serviço de Limpeza Urbana (SLU).
“Em relação aos moradores das casas interditadas, de imediato eles vão para um ginásio onde receberão os itens básicos necessários. Depois, vamos realocá-los para endereços da Assistência Social ou vamos pagar o aluguel social”, disse o governador.