Carro atropela multidão em mercado de Natal e deixa mortos e dezenas de feridos na Alemanha

BMW escuro foi dirigido contra multidão na cidade de Magdeburg, no leste da Alemanha, no que está sendo descrito como um ataque terrorista

Dezenas de pessoas ficaram feridas e pelo menos duas pessoas, incluindo uma criança pequena, morreram nesta sexta-feira (20) depois que um carro atropelou uma multidão em um mercado de Natal na cidade de Magdeburg, no leste da Alemanha, no que autoridades locais estão descrevendo como um ataque terrorista.

Carro atropelou uma multidão em um mercado de Natal na cidade de Magdeburg

O número de vítimas não ficou claro, mas a mídia alemã, citando serviços de emergência na região, disse que entre 60 e 80 pessoas podem ter ficado feridas.

Segundo informações iniciais, o autor do crime é um homem da Arábia Saudita, nascido em 1974. Ele é médico e mora em Bernburg, disse o primeiro-ministro Haseloff.

Segundo as autoridades de segurança, ainda não se sabe que ele seja islâmico.

O BMW preto avançou em direção à multidão no mercado de Natal, viajando em alta velocidade por 400 metros na direção da prefeitura, de acordo com testemunhas oculares.

BMW preto avançou em direção à multidão no mercado de Natal

O motorista do carro foi preso imediatamente, informou a agência de notícias alemã dpa, citando autoridades governamentais não identificadas no estado de Saxônia-Anhalt.

Ele foi identificado como um cidadão saudita que alugou o carro pouco antes do ataque, de acordo com relatos citando uma fonte de segurança. Ele não era conhecido pelas autoridades como alguém com histórico islâmico, disseram as mesmas fontes à mídia alemã.

O local ao redor do carro foi isolado devido a suspeitas de que um pacote deixado no banco do passageiro da frente poderia conter explosivos.

Não ficou claro se o motorista do carro agiu sozinho ou se tinha um cúmplice.

Muitos policiais e serviços de emergência estavam no local, e o gerente do mercado de Natal havia dito às pessoas para deixarem o centro da cidade, de acordo com a emissora MDR.

Trabalhadores de emergência foram vistos tratando vítimas no chão do mercado, cercadas por sangue. Tendas improvisadas foram erguidas no local.

Tendas improvisadas foram erguidas no local

Testemunhas relataram ter ouvido gritos e lamentos. O operador de uma barraca de comida no mercado descreveu as cenas como “reminiscentes de uma guerra”.

“Este é um evento terrível, principalmente agora, nos dias que antecedem o Natal”, disse o líder da Saxônia-Anhalt, Reiner Haseloff, que estava a caminho de Magdeburg.

“Os relatórios de Magdeburg levantam os piores medos”, escreveu o chanceler alemão Olaf Scholz no X. Ele deveria viajar para Magdeburg no sábado junto com a ministra do Interior Nancy Faeser, de acordo com seus porta-vozes.

Michael Reif, porta-voz da cidade, falou aos jornalistas perto do mercado, confirmando que o incidente ocorreu por volta das 19h04, horário local, e estava sendo tratado como um ataque terrorista e não um acidente.

Memórias de Berlim

O incidente traz à tona más lembranças do ataque ao mercado de Natal de Berlim, em 19 de dezembro de 2016, quando um assassino islâmico matou dezenas de visitantes com um caminhão roubado. Um total de 13 pessoas morreram e outras 67 ficaram feridas, algumas gravemente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *