Celina anuncia criação de Subsecretaria de Saúde Mental em entrega de nova quadra sintética

Governadora em exercício do DF lamentou 1º feminicídio no DF durante entrega de campo no Recanto das Emas

A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP), disse durante a entrega de um novo campo de grama sintética, na Quadra 205 do Recanto das Emas, na manhã desta segunda-feira (6), que está sendo criada a Subsecretaria de Saúde Mental, vinculada à Secretaria de Saúde do DF.

“Tivemos um índice alarmante de quase 30% dos nossos atendimentos nas UPAs voltados à saúde mental. Então, há um alerta sobre isso, e o Governo do Distrito Federal tem ampliado esse atendimento nas frentes, e agora, com essa subsecretaria que será criada terá um olhar atento sobre essa questão”, comentou Celina.

A governadora em exercício disse que a subsecretaria vai começar a funcionar em breve.

“A doutora Lucilene Florêncio, secretária de Saúde, nos informou que já estava tudo pronto, o governador Ibaneis já autorizou e, rapidamente, a gente deve entregar isso no Diário Oficial do DF (DODF)”, disse Celina.

Ao inaugurar o campo de grama sintética, Celina destacou a importância do esporte para a saúde mental.

Celina em inauguração do campo sintético da quadra 205 do Recanto das Emas

“Estar inaugurando, no primeiro evento público do ano, acordar o ano, entregando o campo sintético, você está entregando saúde mental. Não só para as crianças, mas para as famílias dessas crianças”, comemorou Celina Leão.

Celina também pediu que a população denuncie casos de violência doméstica, para evitar casos como o primeiro feminícidio registrado na capital da República em 2025. Ana Moura Virtuoso, de 27 anos, foi morta a facadas nesse domingo (5), no bairro Santa Luzia, na Cidade Estrutural.

“Precisamos contar com a ajuda das famílias, dos vizinhos, das pessoas que sabem que as mulheres estão sofrendo violência doméstica. Muitas delas a gente não consegue nem ter a informação anterior à prática do feminicídio”, disse Celina.

A governadora em exercício lembrou que, em 2024, os casos de feminicídio caíram no DF e a intenção é trabalhar para que outros casos não aconteçam.

“Procure ajuda. O Governo do Distrito Federal está preparado e nós temos secretarias, equipamentos públicos e auxílio-aluguel para aquela mulher que está dentro de casa e que não quer sair da violência porque tem medo de ficar desamparada. Vamos trabalhar com muito afinco e com muita determinação para que isso não aconteça mais aqui no Distrito Federal”, disse Celina Leão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *