Partidos em 2025: quais legendas ganharão força para as eleições nacionais

Partidos intensificam buscas de nomes e se articulam para vencerem nas urnas no ano que vem

Neste ano de 2025 as principais forças políticas nacionais intensificam as negociações para se consolidarem e encararem o pleito de 2026. Após as eleições municipais, o cenário aponta alguns pesos-pesados enfraquecidos, legendas que ganharam ainda mais engajamento e uma possível surpresa.

O MDB de Ricardo Nunes e Baleia Rossi, por exemplo, continua sendo o maior partido do Brasil, com prefeitos em grandes cidades, bancada forte em Brasília e com mais vereadores e membros filiados do país. O PSD tornou-se um grande representante da esquerda e tem maior quantidade de prefeitos eleitos.

O PL do poderoso Jair Bolsonaro e o aspirante a presidente Tarcísio Freitas está tendo ótimo desempenho e promete ser um dos favoritos em 2026. O PT de Lula melhorou, mas sofre desgaste com o próprio nome e seus aliados radicais, como PSOL e PCdoB. Inclusive, o PSOL de Guilherme Boulos insiste em não aprender a jogar na democracia à brasileira. O PRTB tem futuro, mas precisa de uma liderança forte e competente para tentar voos mais altos.

PSDB, sigla que vive uma crise existencial e se apequena a cada eleição precisa ficar atento para não sucumbir de vez no ano que vem.

Ao todo, 24 partidos elegeram prefeitos; 5 não elegeram nenhum no ano passado.

Novato de respeito

Uma promessa promete fazer barulho na primeira eleição que disputará. É o Republicano Cristão Brasileiro (RCB), comandado pelo presidente Michel Winter, marqueteiro mineiro conhecido por trabalhar nas campanhas de Bolsonaro e Romeu Zema.

O RCB é um partido ainda em formação, que já reuniu as assinaturas necessárias para sua criação e aguarda apenas a homologação do Tribunal Superior Eleitoral. É uma sigla que promete ser de direita e reunir jovens com potencial e grandes nomes da política nacional para compor seu quadro de pré-candidatos.

Já ntre os partidos que mais elegeram prefeitos em 2024, se destacam PSD, com 885 vitoriosos, seguido de MDB, com 853, PP, com 746, União Brasil, com 583, e PL, com 516.

Já PCB, PCO, PSOL, PSTU e UP não elegeram nenhum representante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *