Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos analisou situação da equipe do Aeroporto Ronald Reagan quando avião e helicóptero se chocaram
Um relatório preliminar da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês) divulgado na tarde desta quinta-feira (30), indica que a equipe da torre de controle do Aeroporto Ronald Reagan “não estava normal” na colisão entre um avião e um helicóptero.
Ao todo, 64 pessoas estavam no jato comercial, e três na aeronave militar. Não há sobreviventes, segundo as autoridades.
O acidente aconteceu na noite de quarta-feira (29), em Washington, D.C., e envolveu um avião da American Airlines e um helicóptero do Exército dos Estados Unidos.
Segundo o jornal The New York Times, os primeiros dados coletados pela FAA indicam que a equipe da torre de controle do aeroporto onde o avião deveria pousar “não estava normal para a hora do dia e o volume de tráfego”.
O jornal informou que, na quarta-feira (29), o controlador responsável pelos helicópteros nas proximidades do aeroporto também estava instruindo aviões que iriam pousar ou decolar do terminal. As operações deveriam ser conduzidas por pelo menos dois controladores, segundo a reportagem.
A falta de funcionários aumentou a carga de trabalho do controlador, o que pode complicar as operações de instrução. Isso porque o funcionário usa frequências diferentes para se comunicar com pilotos de avião e de helicópteros.
Desta forma, os pilotos das duas aeronaves que se chocaram podem não ter se ouvido por meio da torre de controle, já que utilizavam frequências diferentes para se comunicar com o aeroporto.
A torre do Aeroporto Ronald Reagan enfrenta problemas com falta de pessoal há anos. Relatórios recentes apontam que, enquanto a FAA e os sindicatos determinam uma meta de 30 controladores no local, apenas 19 estavam certificados em setembro de 2023.
Devido à escassez de pessoal, alguns funcionários chegaram a trabalhar até 10 horas por dia, seis dias por semana.
O áudio do controle de tráfego aéreo registrou os momentos de antes e depois da colisão aérea entre o avião comercial e o helicóptero militar.
A gravação do LiveATC.net, uma fonte respeitada para gravações de voos, obtido pela agência Reuters, capturou as comunicações finais entre os três membros da tripulação do helicóptero — sinal de chamada PAT25 — antes de colidir com o jato Bombardier CRJ700.
“PAT25, você tem um CRJ à vista? PAT25, passe atrás do CRJ“, disse um controlador de tráfego aéreo às 20h47 de quarta-feira, no horário local.
Poucos segundos depois, outra aeronave entrou em contato com o controle de tráfego aéreo, dizendo: “Torre, você viu isso?” — aparentemente referindo-se à colisão. Um controlador de tráfego aéreo, então, redirecionou os aviões que se dirigiam à pista 33 do Aeroporto Nacional Reagan para realizar um contorno.
“Bateu, bateu, bateu, isso é um alerta três”, pode-se ouvir um dos controladores de tráfego aéreo dizendo no áudio, próximo ao momento da colisão.
“Não sei se você ouviu o que aconteceu antes, mas houve uma colisão na aproximação para a 33. Vamos parar as operações por tempo indeterminado”, comentou outro controlador. “Tanto o helicóptero quanto o avião caíram no rio”, pode-se ouvir um terceiro controlador dizendo. “Provavelmente estava no meio do rio.”
“Eu só vi uma bola de fogo e depois desapareceu. Não vi mais nada desde que eles atingiram o rio. Mas era um CRJ e um helicóptero que colidiram“
A explosão no ar aconteceu sobre o gelado rio Potomac, perto do aeroporto. A agência de notícias Associated Press (AP) afirmou que o helicóptero fazia um voo de treinamento no momento do acidente.