Reservas de casas para locação e hotéis têm fixado preços exorbitantes de até R$2 milhões
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse na última quinta-feira, 30, que a Cúpula do Clima da ONU (COP30), que será realizada em novembro em Belém, precisa ser marcada por discussões sérias para que conferências do tipo não fiquem desmoralizadas.
Mas pelo andar da carruagem pode se tornar um problema para imagem do Brasil.
“É preciso fazer uma discussão séria se queremos discutir a questão do clima com seriedade, se queremos uma transição energética de verdade e se queremos mudar o nosso planeta para podermos sobreviver nele”. Segundo ele, a COP30, em Belém, vai ser “um balizamento” do que o governo quer daqui para frente.
Lula rebateu os questionamentos sobre a infraestrutura em Belém para receber as delegações de todo o mundo e afirmou que “ninguém vai ficar sem lugar para dormir”, sem especificar quais soluções estão sendo tomadas para a falta de estrutura hoteleira.
a dez meses do início do evento, a escassez de oferta e o consequente aumento dos preços das diárias de hospedagem têm preocupado participantes da conferência. Delegações estrangeiras têm enfrentado dificuldades para efetuar reservas já que casas para locação e hotéis têm fixado preços exorbitantes que chegam à R$ 2 milhões.
O Airbnb, por exemplo, afirmou que os valores das acomodações anunciadas “são definidos pelos próprios anfitriões, que possuem total autonomia para gerenciar e personalizar seus anúncios, como a definição da disponibilidade da acomodação e a fixação do preço por noite”.
Uma outra solução seria atracar navios com acomodação suficiente para a demanda no período. Os navios possuem infraestrutura hoteleira que suportaria o fluxo de participantes da COP30.
Mas até o momento os organizadores não fecharam acordo com as empresas navais.
O governo federal afirma em canais oficiais estar criando mais de 26 mil novas acomodações para o evento.
O cálculo é de que os cruzeiros comportem cerca de 4,5 mil leitos, os novos hotéis mais de mil, as acomodações das Forças Armadas aproximadamente 2,3 mil e que as escolas adaptadas abriguem mais de 5 mil pessoas. Mas a previsão da oferta gerada pelo aluguel de casas e apartamentos por temporada ainda é expressiva, com expectativa de 11,5 mil leitos disponibilizados nesse formato.
![](https://bsbrevista.com.br/wp-content/uploads/2023/11/Vale-das-cachoeiras-anuncio-Bsb-Revista.jpg)