GDF intensifica combate à dengue com borrifação em escolas

Técnica utilizada, conhecida como Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI), cria uma barreira química que elimina o Aedes aegypti

Equipes de vigilância em saúde aplicaram, nesta quarta-feira (5), inseticida no Centro de Ensino Fundamental (CEF) 602 do Recanto das Emas como parte das ações do Governo do Distrito Federal (GDF) contra a dengue.

A técnica utilizada, conhecida como Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI), cria uma barreira química que elimina o Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Além da borrifação, o GDF tem reforçado o combate ao mosquito com mutirões de limpeza, nomeação de agentes e novas tecnologias. A secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, destaca a importância da mobilização conjunta:

“A luta contra a dengue é uma responsabilidade compartilhada. Somente com a participação de todos podemos vencer essa batalha.”

A aplicação do inseticida é segura para pessoas e animais domésticos, com efeito prolongado de até 90 dias. Segundo Sidoval Santiago, supervisor do Núcleo de Vigilância Ambiental do Recanto das Emas, a ação será ampliada para outras regiões, incluindo Taguatinga e Ceilândia.

O CEF 602 recebeu a aplicação durante o recesso escolar para garantir a segurança dos estudantes.

O supervisor pedagógico Ricardo Fernandes reforça a importância da iniciativa: “Esse trabalho preventivo fortalece as ações que já adotamos na escola para proteger nossos alunos.”

Medidas preventivas contra a dengue

Para evitar a proliferação do mosquito, a população deve seguir medidas simples, como eliminar focos de água parada, usar repelentes, instalar telas de proteção em janelas e acompanhar as orientações das autoridades de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *