Adrián Simancas conta que tentava realizar travessia de canal em embarcação inflável perto de Punta Arenas, no extremo sul do país
No último sábado, 8 de fevereiro de 2025, por volta das 15h, o venezuelano Adrián Simancas, de 24 anos, passou por um episódio incomum e assustador ao ser abocanhado por uma baleia-jubarte enquanto remava de caiaque com seu pai, Dell Simancas, de 49 anos.
Eles estavam no Estreito de Magalhães, ao sul do Chile, nas proximidades da cidade de Punta Arenas.
Durante o passeio em meio às águas geladas, o jovem, que trabalha como analista, programador e também é músico, foi surpreendido pelo enorme cetáceo, sendo engolido e emergindo ileso instantes depois, junto ao seu caiaque.
“Primeiro senti que estava sendo jogado para trás e, como o tempo havia piorado, começou a chover um pouco mais cedo e havia ondas mais fortes. Pensei que talvez fosse uma onda, mas quando continuei sentindo isso, em menos de um segundo, senti aquele impacto tão forte que soube que não poderia ser uma onda, porque seria um tsunami ou algo estranho.”
O incidente foi registrado em vídeo pelo pai, que capturava imagens da travessia, quando a baleia surgiu abruptamente, causando grande barulho e o desaparecimento momentâneo do filho na superfície.
“Eu me virei e senti como se algo estivesse roçando meu rosto, é como uma cor entre azul e branco e vejo que está vindo de cima e de ambos os lados e está me afundando. Pensei que tinha sido comido por alguma coisa, porque tínhamos conversado um pouco antes que também poderia haver orcas naquela área e que elas são mais agressivas”, conta o jovem.
Orientado pelo pai, que pede para que ele fique tranquilo, o jovem se agarra ao caiaque e então ruma em direção a ele. Finalmente, Adrián diz que subiu na outra embarcação e amarrou um caiaque no outro, para ser rebocado até a costa.
Veja o vidro surpreendente:
O episódio chamou atenção pela raridade e pelas circunstâncias que, embora assustadoras, resultaram na segurança do jovem, que flutuou de volta à tona sem ferimentos. Poucas pessoas são engolidas por uma baleia e sobrevivem para contar a história.
![](https://bsbrevista.com.br/wp-content/uploads/2023/11/Vale-das-cachoeiras-anuncio-Bsb-Revista.jpg)
Hello there, I discovered your site by the use of Google while searching
for a similar matter, your website came up, it appears good.
I’ve bookmarked it in my google bookmarks.
Hello there, simply changed into alert to your weblog thru Google,
and located that it’s really informative. I’m gonna
be careful for brussels. I will appreciate in case you proceed this in future.
Numerous folks can be benefited from your writing. Cheers!