Animais eram vítimas de maus-tratos e foram resgatados em ação da PCDF. TCDF faz campanha de doação
Se você gosta de cães ou gatos, pode participar da campanha de adoção dos bichinhos resgatados na “fábrica de filhotes”, durante uma operação da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Os pets estão à espera de um novo lar. Atualmente, eles recebem cuidados no Projeto Adoção São Francisco, mas precisam de uma família.

O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), protetores dos animais e a Delegacia de Repressão aos Crimes contra os Animais (DCRA) ajudam na campanha de adoção responsável dos 125 bichinhos.
De acordo com Jônatas Silva, delegado da DRCA, foram identificadas diversas baias e canis em condições insalubres. “Tinham cães das raças Spitz Alemão, Pastor Belga e Golden Retriever confinados em ambientes degradantes, cercados por fezes secas, sem água ou alimentação adequada e expostos a doenças. Dentro da residência principal, cães estavam trancados em cômodos escuros, úmidos e sem ventilação. Filhotes foram encontrados presos em gaiolas cobertas por panos, impedindo a entrada de luz”, detalhou.

Contatos
O presidente do TCDF, Manoel de Andrade, abraçou a campanha e indicou o gabinete do desembargador de desembargador de Contas André Clemente para ser o interlocutor da ação. Clemente colocou o telefone 61 3312-2341 e o e-mail gcac.gab@tc.df.gov.br à disposição para tirar dúvidas. As adoções começaram por lá: servidores ficaram com três bichinhos;

- Perfil do Projeto Adoção São Francisco
- WhastApp da DRCA: 61 8362-2102.
Desnutridos e vivendo em meio a fezes, cães e gatos passavam por condições de extrema negligência e crueldade na “fábrica de filhotes”, no Riacho Fundo. A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) resgatou 125 animais após denúncias de maus-tratos e exploração comercial irregular no local. De acordo com Jonatas Silva, delegado-chefe da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra os Animais (DRCA), os bichos viviam em um verdadeiro “filme de terror”.
Os animais foram resgatados às pressas e encaminhados a um hospital veterinário para atendimento emergencial. Após os cuidados iniciais, foram apreendidos e deixados em depósito com uma ONG, que acompanhará o processo de recuperação. A operação da PCDF contou com o apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
A Polícia Civil do Distrito Federal reforça a importância das denúncias da população para combater crimes contra os animais. Qualquer informação pode ser repassada por meio do Disque-Denúncia 197, pelo e-mail denuncia197@pcdf.df.gov.br ou pelo WhatsApp (61) 98626-1197.

