Tremor teve magnitude 4,7 e epicentro na Costa da Caparica, segundo Centro Sismológico Euromediterrâneo
Um terremoto de magnitude 4,8 atingiu os arredores de Lisboa, em Portugal, nesta segunda-feira (17).
O tremor ocorreu na Costa da Caparica, cidade a cerca de 18 quilômetros do centro da capital portuguesa. Mas moradores de Lisboa relataram ter sentido fortemente o terremoto.
Segundo o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), o tremor teve o epicentro em terra e em uma profundidade de 10 quilômetros, considerada baixa e que pode potencializar a intensidade do tremor.
Segundo o Centro Sismológico Euromediterrâneo, que registra tremores na área, não há risco de tsunami.
Também não havia relatos de danos ou vítimas até a última atualização desta reportagem.

Apesar da intensidade moderada, o sismo foi sentido por moradores de diversas áreas da Grande Lisboa, o que gerou preocupação e uma busca intensa por informações. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), responsável pelo monitoramento de atividades sísmicas no país, chegou a ter seu site temporariamente fora do ar devido ao alto volume de acessos logo após o tremor.
Eventos sísmicos são relativamente comuns na região, que está situada sobre falhas geológicas ativas. No entanto, tremores de maior magnitude, como o ocorrido nesta segunda-feira, costumam chamar a atenção da população e reavivar debates sobre a preparação do país para possíveis terremotos mais intensos no futuro.


