Ibaneis pede audiência com Lula sobre reajuste dos policiais e bombeiros

GDF propôs reajuste salarial para policiais civis, militares e bombeiros da capital do país, que deve passar pela presidência e Congresso

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), pediu uma audiência ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para tratar do reajuste salarial das forças de segurança do DF.

Ibaneis solicita, em ofício assinado nesta quarta-feira (19), a Lula o agendamento de uma audiência, conforme a disponibilidade do presidente.

Ibaneis quer solicitar pessoalmente o encaminhamento ao Congresso Nacional da proposta de recomposição da remuneração da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF).

As forças de segurança da capital do país são custeadas com recursos da União, por meio do Fundo Constitucional do DF. Por isso, qualquer alteração remuneratória precisa ser proposta pelo Palácio do Planalto ao Congresso.

O objetivo é equiparar os salários dos policiais civis, militares e bombeiros do DF com a remuneração da Polícia Federal (PF). A isonomia salarial com a PF é uma reivindicação da PCDF, que já teve remuneração igual aos salários da corporação federal.

No ofício, Ibaneis disse irá à audiência com Lula acompanhado dos secretários da Casa Civil, Gustavo Rocha; de Economia, Ney Ferraz Júnior; e de Segurança Pública, Sandro Avelar.

O GDF pede que o aumento salarial dos policiais e bombeiros seja pago em duas parcelas: em setembro de 2025 e em maio de 2026. Nesse cenário, o salário líquido de delegado de classe especial e de coronel – os cargos mais altos das corporações – sairá dos atuais R$ 19,5 mil para R$ 26 mil.

Segundo o GDF, o Fundo Constitucional tem recurso suficiente para bancar o reajuste proposto agora. Ou seja, não seria preciso aporte do governo federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *