Especialista comenta cuidados necessários com aparelhos na tomada

Engenheiro elétrico diz que não se deve usar equipamentos com fios remendados e que não sejam regulamentados
Mexer com eletricidade é algo muito delicado e alguns cuidados devem ser tomados, a fim de evitar graves problemas.

Professor de Engenharia Elétrica da FEI (Fundação Educacional Inaciana), Rodrigo Doria diz que é sempre importante usar equipamentos regulamentados pelo INMETRO e não fazer gambiarras em tomadas, pois isso pode gerar uma sobrecarga e, consequentemente, choques elétricos ou incêndios.

 Um erro muito comum é fazer consertos em fios desencapados, colocando fitas isolantes e continuar usando os equipamentos sem um conserto profissional.

Esse tipo de equipamento deve ser descartado ou reparado por um eletricista profissional. Fios desencapados podem dar graves choques, além de aumentar o risco de incêndio no local. 

Muitas pessoas, além de fazer gambiarras, ligam diversos equipamentos simultaneamente na tomada. O professor da FEI alerta que essa prática superaquece os circuitos elétricos e geram riscos iminentes de queima dos equipamentos e até mesmo de incêndios.

Os famosos benjamins, utilizados para aumentar a capacidade de equipamentos nas tomadas também devem ser evitados, já que muitos não possuem regulamentação e são extremamente frágeis. 


“Usar secadores, escovas e chapinhas após o banho, dentro do banheiro, é um grande erro. Após o banho o banheiro está com uma umidade muito elevada, e as tomadas podem abrigar uma certa quantidade de água perigosa para a utilização de equipamentos eletrônicos.

Além disso, as pessoas costumam estar descalças, fato que aumenta a quantidade de eletricidade que passa pelo corpo durante uma descarga elétrica, algo que pode causar graves danos” destaca o professor da FEI.

 Por fim, o professor alerta, que, a qualquer sinal de superaquecimento incomum nos fios dos aparelhos e qualquer indício de fumaça ou cheiro de queimado, suspender imediatamente o uso dos aparelhos, desligando-os e tirando da tomada. Todos esses cuidados são cruciais para evitar danos graves ao usuário e também a residência. 

 Sobre a FEI
 Com mais de oito décadas de tradição, a FEI (Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros) se destaca entre as instituições de Ensino Superior no Brasil nas áreas de Administração, Ciência da Computação, Ciência de Dados e Inteligência Artificial e Engenharia. Referência em gestão, inovação e tecnologia, a FEI já formou mais de 60 mil profissionais e tem como propósito proporcionar conhecimento aos seus alunos por todos os meios necessários, visando à construção de uma sociedade desenvolvida, humana, sustentável e justa, por meio do ensino, pesquisa e extensão. A FEI faz parte da Companhia de Jesus e oferece cursos de Administração, Ciência da Computação, Ciência de Dados e Inteligência Artificial e Engenharias – habilitações em Engenharia Civil; Engenharia de Automação e Controle; Engenharia de Materiais; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica e Engenharia Mecânica com ênfase Automobilística; Engenharia Química e a primeira graduação em Engenharia de Robôs do País, sendo o maior polo educacional de robótica inteligente da América Latina. Acompanhando as megatendências mundiais para o futuro, a FEI participou da formulação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Engenharia e Administração, propondo ao Ministério da Educação conceitos de interdisciplinaridade e empreendedorismo, que fazem com que os alunos tenham uma formação mais ampla e alinhada com as transformações tecnológicas.

Um comentário

  1. You could definitely see your enthusiasm in the article you
    write. The arena hopes for more passionate writers such as you who aren’t afraid to
    mention how they believe. All the time go after your heart.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *