Deputada desmente Lula, sobre galinha botar 3 ovos por dia

Vídeo de Débora Almeida viralizou ao explicar que galinhas só conseguem botar 1 ovo por dia

A deputada estadual de Pernambuco Débora Almeida (PSDB), viralizou na Internet com um vídeo em que desmente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Débora publicou no sábado (22), o trecho de uma entrevista explicando que as galinhas só conseguem botar, no máximo, 1 ovo por dia.

No vídeo Débora foi rebateu as declarações de Lula durante um evento de entrega de ambulâncias em Sorocaba (SP), em 14 de março.

Na cerimônia, o presidente disse que a culpa pela alta do preço dos ovos não poderia recair nem sobre o volume de exportação nem sobre o calor que reduz o ritmo da produção de ovo por galinha.

“As galinhas não reclamaram. Alguém tá sacaneando as galinhas. Porque essas galinhas que botam ovo ficam trancadas. Elas, coitadas, ficam pondo 3 ovos por dia. É só comendo, bebendo água e pondo ovo. Comendo, bebendo, e pondo ovo”, mentiu o presidente.

A deputada afirmou que, em condições ideais de ambiente e alimentação, uma galinha coloca, no auge da produção, 1 ovo a cada 25 horas . “Uma galinha não põe 3 ovos por dia. Se o presidente conhecer onde tem essa galinha, rapaz, a gente tem que ir lá, pegar essa genética para poder comprar e patentear como patrimônio brasileiro”, declarou.

Débora convidou Lula a ir a São Bento do Una, cidade onde foi prefeita por 2 mandatos, conversar com os produtores de ovos. “Venha ouvi-los sobre as dificuldades, sobre as demandas e busque, com sua equipe, resolver esses problemas”, disse.

Hoje, a s galinhas que mais produzem ovos foram desenvolvidas pela Embrapa.

Genética da Poedeira Embrapa 051

As galinhas super botadeiras iniciam postura às 20 semanas e produzem até as 90 semanas de idade, com potencial para produzir 345 ovos por ave alojada durante o ciclo produtivo. O pico de produção de 90% é alcançado às 30 semanas, e o peso dos ovos é superior a 56 g.

Pelos cálculos da Embrapa, a super poedeira não botaria na média, nem um ovo por dia, durante um ano. Se atingir a expectativa máxima, ela deixaria de botar por 11 dias a cada ano. Isso com condições ideais e topo de produção da ave.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *