Anvisa proíbe venda de creme dental da Colgate por reação após o uso

Determinação suspende a comercialização do creme dental Colgate Clean Mint em todo o país. Empresa entrou com um recurso que suspende a interdição

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta quinta-feira (27) a suspensão da venda da pasta de dente Colgate Clean Mint em todo o país, após relatos de efeitos adversos em consumidores.

Segundo a Anvisa, foram oito notificações registradas, envolvendo 13 eventos adversos relacionados ao uso dessa pasta. Entre os principais sintomas relatados, estão:

inchaço nas amígdalas, lábios e mucosa oral;
sensação de ardência e dormência nos lábios e na boca;
boca seca;
gengiva irritada;
e vermelhidão.

A determinação foi publicada no Diário Oficial nesta quinta-feira (27).

A determinação feita pela Anvisa foi de interdição cautelar de todos os lotes da pasta de dente. Isso significa que o produto não deveria ser consumido ou comercializado pelos próximos 90 dias, ou até que fosse comprovada a sua segurança.

Colgate Clean Mint

Em nota, a Colgate afirmou que está ciente da decisão da Anvisa e que entrou com um recurso que resultou na suspensão automática da interdição ainda nesta quinta.

“Seguimos tomando todas medidas cabíveis para interagir com a Anvisa e demonstrar a segurança do produto. É importante reafirmar que o produto não oferece riscos à saúde, mas algumas pessoas podem apresentar sensibilidade a certos ingredientes – como fluoreto de estanho, corantes ou sabores”, reforça a empresa.


Colgate Clean Mint


A pasta interditada é a Clean Mint, uma nova versão de um dos cremes dentais mais populares da marca, a Colgate Total 12. A empresa anunciou uma mudança na fórmula e no nome.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *